OS TRABALHOS REPRODUTIVOS DAS TÉCNICAS DE ENFERMAGEM EM SITUAÇÃO PERIFÉRICA NO CONTEXTO DA COVID-19
Keywords:
Enfermagem, Trabalho Reprodutivo, Corpo feminino, Covid-19.Abstract
Os dilemas laborais e cotidianos são fomentados a cada vez mais em situações limites e para as pessoas que possuem condições escassas de sobrevivência. Será na busca por compreender a situação vivenciada pelas Técnicas de Enfermagem em condição periférica da Baixada Fluminense no contexto de pandemia que a pesquisa é tecida. Por objetivo maior, busca-se compreender as imbricações que fazem parte do cotidiano e trabalho das Técnicas de Enfermagem no cenário pandêmico. Tem-se, por primeiro objetivo específico, compreender a precarização das Técnicas de Enfermagem e a feminização da função; por segundo, compreender os desafios dessas mulheres nos espaços e situações periféricas; por terceiro, e último, elucidar as vivências desiguais na escala da casa na pandemia. A metodologia é orientada por base teórica sobre a temática e assuntos que perpassam a pesquisa, e levantamentos de dados primários (questionário semiestruturado) e secundários (portais de órgãos da categoria), onde assim pode identificar uma divisão sexual do trabalho e desigual na realização dos trabalhos reprodutivos, e outros desafios na escala da casa e cidade para as mulheres que fazem parte da linha de frente no combate da Covid-19. A partir disso, acredita-se que a ciência geográfica contribui enormemente com a temática apresentada.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos no Boletim Gaúcho de Geografia, e devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.