MAPEAMENTO DO CORONAVÍRUS E AS CONDIÇÕES SOCIOECONÔMICAS DA FORMAÇÃO CRATO, JUAZEIRO DO NORTE E BARBALHA, NO CEARÁ
Palavras-chave:
Pandemia. Espaço Intraurbano. (Des)Igualdade Social.Resumo
Este estudo analisa os impactos socioespaciais da Covid-19 nos municípios de Barbalha, do Crato e de Juazeiro do Norte, no sul do estado do Ceará. Para chegar aos resultados apresentados foi necessário a pesquisa das informações nos websites do Governo do Estado do Ceará (Plataforma Integra SUS), além de realizar o tratamento estatístico nos dados do Censo Demográfico 2010. Os resultados do levantamento mostram uma correlação direta entre alguns bairros com maior número de casos, a maior incidência por 100 mil habitantes, o número real de óbitos e mortalidade com a questão social, econômica e o acesso à infraestrutura urbana e aos equipamentos públicos. É uma situação que chama a atenção e é preocupante, pois, quando a sociedade local atravessa seu pior momento no século XXI, é justamente a população mais carente que corre maior risco de contaminação e falecimento. Por isso, entende-se que mais uma vez, com o risco de ser clichê, somente os investimentos do Estado enquanto agente de produção do espaço urbano pode diminuir essas desigualdades socioeconômicas e injustiças.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos no Boletim Gaúcho de Geografia, e devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.