DO MERCADO IMOBILIÁRIO AO DISTANCIAMENTO SOCIAL: OS MÚLTIPLOS DESAFIOS DOS ESPAÇOS PÚBLICOS CONTEMPORÂNEOS
Palavras-chave:
Espaço Público, Parcerias público-privadas, Pandemia.Resumo
A pandemia do Coronavírus desafia pensar sobre os rumos da cidade no atual contexto em que mais da metade da população mundial vive em aglomerações urbanas. Assim, o objetivo deste artigo é refletir sobre as tendências dos espaços públicos frente à pandemia, demonstradas por meio das alianças público-privadas, sobre como esse contexto interfere nos efeitos da pandemia e alertar para os avanços do mercado. A tendência atual demonstrada através da política de adoção de espaços públicos se verifica para além do caso da cidade de Porto Alegre, sendo reproduzidas pela maioria das grandes metrópoles brasileiras. Assim, se identifica como norma a entrada cada vez mais intensa da lógica da especulação imobiliária nos espaços públicos brasileiros. O distanciamento social, imposto pela pandemia, se soma com essas tendências demonstrando os múltiplos desafios construídos historicamente e presentes nos espaços públicos contemporâneos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos no Boletim Gaúcho de Geografia, e devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.