GEOPOLÍTICA, FRONTEIRAS E TRANSPORTES EM TEMPOS DA PANDEMIA DE COVID-19
Palavras-chave:
Geopolítica, Fronteiras, Transportes, Escalas, Pandemia.Resumo
Os fluxos de pessoas e de mercadorias pelas redes de transportes são suscetíveis as alterações provocadas por múltiplas dimensões - políticas, econômicas, produtivas, sociais e ambientais. Os Estados têm a responsabilidade direta sobre a fluidez territorial, principalmente, quando passam por suas fronteiras. No entanto, os atores não estatais são influenciados e podem influenciar essa condição. Nos primeiros meses de 2020, devido a pandemia de COVID-19, os fluxos nacionais e internacionais pelas redes de transportes foram alterados. O objetivo desse artigo é evidenciar os impactos na geopolítica, nas fronteiras e nos fluxos de transportes no mundo e no Brasil, decorrente da conjuntura de pandemia de COVID-19. Para essa pesquisa exploratória e descritiva empregou-se o levantamento bibliográfico e de dados quantitativos. O artigo sustenta-se em arcabouços teóricos da geografia econômica, geografia política e geopolítica ao relacionar os conceitos transporte, rede, circulação, fluxos e fronteira. Os dados recentes advêm de fontes oficiais de instituições nacionais e internacionais e sites de notícias que lidam com os assuntos pertinentes ao objeto em análise.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos no Boletim Gaúcho de Geografia, e devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.