Coronavírus e a ofensiva do capital sobre a educação
Palavras-chave:
SARS-COV-2, Pandemia, Economia, Trabalho, Educação, Ofensiva do Capital.Resumo
O SARS-Cov-2 potencializou tendências sociais em marcha em diversas escalas, contribuindo para a aceleração de ofensivas contra o trabalho e as leis de proteção social e ambiental, principalmente em países de maior expressão de políticas liberais e periféricos. No caso brasileiro, inúmeras foram as frentes de atuação do Estado e de empresas para a flexibilização de contratos de trabalho em tempos de pandemia cujo álibi foi salvaguardar a economia em nome das desregulamentações de todos os tipos, da privatização e da liberação seletiva de investimentos. Neste artigo, buscamos evidenciar a aceleração das tendências da subordinação do trabalho ao capital na área da educação, tendo forte impacto sobre os educadores e sobre o produto de seu trabalho, a saber: o conhecimento e sua aplicação e reprodução. Produção que se aliena cada vez mais dos aspectos humanizadores e emancipatórios do trabalho enquanto é mercantilizado e se subordina na mesma proporção a regência do capital.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos no Boletim Gaúcho de Geografia, e devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.