MAPAS TEMÁTICOS E COVID-19 NA ESCALA INTRAMUNICIPAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Palabras clave:
mapas temáticos, coronavírus, Erechim-RS, escala intramunicipal, metodologia.Resumen
A COVID-19 comparece como um desafio à humanidade. As ciências estão sendo demandadas a apresentarem contribuições no entendimento das dinâmicas de transmissão do vírus, tratamento e cura. Geógrafo(a)s têm contribuído significativamente com a produção de mapas e com a análise espacial do vírus e da doença, que têm recebido significativo destaque midiático. Evidentemente é importante a ampla divulgação das informações, pois os mapas divulgam o conhecimento geográfico e reforçam as contribuições desta ciência à sociedade. No entanto, os mapas devem ser questionados, avaliados do ponto de vista daquilo que pretendem comunicar, em sua forma e conteúdo. Com base em referências como Bertin, Joly, Kolacny, Koeman e Harley, compreendemos que a representação cartográfica é instrumental primordial, porém, não único para elaboração de saberes sobre os territórios onde o vírus se espalha. Então, elaboramos uma crítica sobre os mapas e demonstramos como o mapa temático, na escala intramunicipal, pode auxiliar a gestão pública no enfrentamento da COVID-19. Para tal, compartilharemos a metodologia do mapa síntese de Erechim, que aponta áreas prioritárias para ações do poder público municipal, elaborado a partir do uso de softwares livres e dados públicos.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos no Boletim Gaúcho de Geografia, e devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.