A CRIAÇÃO DE SIGNIFICAÇÕES GEOGRÁFICAS FUNCIONAIS ATRIBUÍDAS A FRONTEIRA NO OESTE DE SANTA CATARINA DURANTE A FORMAÇÃO TERRITORIAL (1880-1940)
Keywords:
Topônimos – Fronteira – Litígio – Discurso GeográficoAbstract
O presente trabalho tem como objetivo discorrer sobre as significações, topônimos e discursos geográficos funcionais que foram atribuídos ao atual Oeste catarinense, durante o período de 1880-1940. Além de analisar a funcionalidade destes, é também analisada a possibilidade de uma especificidade advinda da condição fronteiriça e do litígio existente com a República Argentina. É explorado como que a articulação entre disposição de topônimos em representações cartográficas ou textos à um dado espaço pode operacionalizar uma leitura e interpretação específica acerca daquele espaço.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos no Boletim Gaúcho de Geografia, e devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.