A CULINÁRIA DE FRONTEIRA COMO ELEMENTO DE UNIÃO ENTRE POVOS: O CASO DA SOPA PARAGUAIA NA FRONTEIRA ENTRE BRASIL E PARAGUAI E BRASIL E BOLÍVIA

Authors

  • Éder Damião Goes Kukiel Universidade Federal da Grande Dourados
  • Claudia Vera da Silveira Universidade Federal de Grande Dourados

Keywords:

Fronteira, Culinária, Sopa Paraguaia.

Abstract

A sopa paraguaia é um dos alimentos típicos da culinária paraguaia, é uma espécie de bolo salgado preparada à base de farinha de milho. Este trabalho tem como objetivo demonstrar como a culinária de fronteira, pode ser capaz de unir fronteiras tão distantes e distintas entre si, como é o caso entre Brasil com Paraguai e Brasil com a Bolívia. A metodologia utilizada foi à pesquisa bibliográfica, observações, entrevistas, também foram utilizadas registros fotográficos e produtos cartográficos. Os resultados indicam que existe toda uma importância cultural e econômica envolvendo o preparo e a venda dessa iguaria. Verificou-se que em sua maioria são mulheres que fazem a sopa paraguaia nos municípios pesquisados e o modo de preparo é transmitido de geração a geração. Constatou-se também que a elaboração e venda da sopa constitui uma importante fonte de renda para as famílias, a comercialização é realizada em feirinhas, vendas sob encomendas, padarias, supermercados e restaurantes. Também se verificou que existem preferências em relação aos tipos de ingredientes e o lugar onde adquirir os mesmos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Éder Damião Goes Kukiel, Universidade Federal da Grande Dourados

Licenciado em Geografia (UFMS-CPAN). Mestre em Estudos Fronteiriços (UFMS-CPAN). Doutorando em Geografia pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Claudia Vera da Silveira, Universidade Federal de Grande Dourados

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia-PPGG/UFGD

Published

2020-12-17

Issue

Section

Fronteiras: objetos espaciais da diferença e da identidade