A CULINÁRIA DE FRONTEIRA COMO ELEMENTO DE UNIÃO ENTRE POVOS: O CASO DA SOPA PARAGUAIA NA FRONTEIRA ENTRE BRASIL E PARAGUAI E BRASIL E BOLÍVIA
Keywords:
Fronteira, Culinária, Sopa Paraguaia.Abstract
A sopa paraguaia é um dos alimentos típicos da culinária paraguaia, é uma espécie de bolo salgado preparada à base de farinha de milho. Este trabalho tem como objetivo demonstrar como a culinária de fronteira, pode ser capaz de unir fronteiras tão distantes e distintas entre si, como é o caso entre Brasil com Paraguai e Brasil com a Bolívia. A metodologia utilizada foi à pesquisa bibliográfica, observações, entrevistas, também foram utilizadas registros fotográficos e produtos cartográficos. Os resultados indicam que existe toda uma importância cultural e econômica envolvendo o preparo e a venda dessa iguaria. Verificou-se que em sua maioria são mulheres que fazem a sopa paraguaia nos municípios pesquisados e o modo de preparo é transmitido de geração a geração. Constatou-se também que a elaboração e venda da sopa constitui uma importante fonte de renda para as famílias, a comercialização é realizada em feirinhas, vendas sob encomendas, padarias, supermercados e restaurantes. Também se verificou que existem preferências em relação aos tipos de ingredientes e o lugar onde adquirir os mesmos.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos no Boletim Gaúcho de Geografia, e devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.