A LÍNGUA ESCRITA E OS FALARES REGIONAIS: CONSIDERAÇÕES SOBRE O ENSINO EM ÁREAS DE FRONTEIRA INTERNACIONAL

Autores

  • Jacira Helena Pereira-Assis Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Sandra Novais Sousa Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Fronteiras, Multilinguismo, Avaliação textual

Resumo

O artigo tem como objetivo tecer considerações sobre as influências na língua escrita do plurilinguismo e dos falares regionais típicos da fronteira em Mato Grosso do Sul. Para tanto, debate questões que envolvem os conceitos de nacionalismo, mono, bi e multilinguismo, aprendizagem, uso e avaliação da língua escrita em contextos escolares. Aponta-se que, embora tenha sido cada vez mais recorrente o discurso a favor da diversidade e do respeito às diferenças, no tange à variedade linguística presente em áreas fronteiriças, encontram-se práticas pedagógicas que marginalizam os sujeitos que apresentam, na fala e na escrita, variedades linguísticas e dialetais. Problematiza-se, assim, a necessidade de buscar formas de se trabalhar as diferenças a favor da aprendizagem da língua escrita, sem centrar a avaliação na consideração da língua oficial como modelo único, hegemônico, em que a expressão escrita ou falada em outras línguas deva ser tratada como um desvio.

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Biografia do Autor

Jacira Helena Pereira-Assis, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professora da Faculdade de Educação/FAED/UFMS atua em cursos de graduação e pós-graduação na referida instituição. Doutora pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, atualmente desenvolve projeto de pesquisa sobre a educação em áreas de fronteiras geográficas, focalizando as singularidades das cidades geminadas brasileiras

Sandra Novais Sousa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professora da Faculdade de Educação/FAED/UFMS atua em cursos de graduação na referida instituição. Doutora em Educação (UFMS), Mestre em Educação (UEMS), especialista em alfabetização (IESF), coordenação pedagógica (UCDB) e gestão escolar (UNIASSELVI).Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Permanente, atuando principalmente nos seguintes temas: alfabetização, formação de professores, políticas públicas de formação de professores, didática e professores iniciantes.

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Publicado

2020-12-17

Edição

Seção

Fronteiras: objetos espaciais da diferença e da identidade