NOTA - TRÓPICO DE CAPRICÓRNIO, FRONTEIRAS E GEOPOLÍTICA DO MERCOSUL: RELATO DE UM BRASILEIRO ISOLADO PELO CORONAVÍRUS NO NORTE ARGENTINO

Autores

Palavras-chave:

Coronavírus, Fronteira, Geopolítica, Itamaraty, Mercosul.

Resumo

O presente relato é sobre a recente experiência que passei no norte argentino durante o início da expansão da pandemia do coronavírus pela América do Sul. A ressignificação das fronteiras internas na Argentina e a atuação da diplomacia brasileira compõem o eixo central do relato que abarca o período do meu isolamento social na cidade de Salta durante o mês de março de 2020.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Pereira de Lima Aranha, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutor em História pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Mestre em Integração da América Latina pelo PROLAM-Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina da Universidade de São Paulo (USP), tendo participado do programa do Serviço de Cooperação com Países Lusófonos e Latino Americanos da Universidade do Porto (Portugal) e graduado em História pela USP, tendo realizado um período de intercâmbio na Universidade de Buenos Aires. Pesquisa temas relacionados à fronteira entre Brasil e Argentina no século XIX.

Downloads

Publicado

2020-12-17

Edição

Seção

Notas e Resenhas