O ensino de História da Educação na Unijuí

Autores

  • Anna Rosa Fontella Santiago Unijuí.

Resumo

Resumo

O texto descreve o percurso teórico-metodológico do ensino de história da educação na Unijuí, enfatizando sua integração ao Curso de Pedagogia onde assume o caráter de disciplina ligada à área das ciências histórico-hermenêuticas, voltadas à interpretação da ação pragmática do homem nas suas relações com a cultura e a sociedade. Na dinâmica da reestruturação curricular do Curso de Pedagogia, a disciplina articula-se aos aportes paradigmáticos que orientam a proposta de formação do educador para integrar-se ao conjunto de componentes e atividades curriculares com o objetivo de auxiliar na interpretação e entendimento das práticas educativas, numa proposta de curso que pretende ter a pesquisa como princípio educativo.

Palavras-chave: educação; formação; interpretação; história.

 

Abstract

The text describes the theoretical-methodological course of the teaching of history of the

education in Unijuí, emphasizing your integration to the Course of Pedagogy where assumes the character of linked discipline to the area of the sciences historical-hermeneutics, returned to the interpretation of the man's pragmatic action in your relationships with the culture and the society. In the dynamics of the restructuring curriculum of the Course of Pedagogy, the discipline pronounces to the contributions paradigmatics that they guide the proposal of the educator's formation to become complete to the group of components and activities curriculum with the objective of aiding in the interpretation and understanding of the educational practices, in a course proposal that intends to have the research as educational beginning.

Keywords: education; formation; interpretation;, history.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anna Rosa Fontella Santiago, Unijuí.

Anna Rosa Fontella Santiago é Doutora em Educação e Professora da Unijuí.

Downloads

Publicado

2012-05-31

Como Citar

Santiago, A. R. F. (2012). O ensino de História da Educação na Unijuí. Revista História Da Educação, 10(19), 243–251. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/29415

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo