A disciplina História da Educação na formação de professores: desafios contemporâneos
Resumo
ResumoA avaliação institucional e de cursos, um dos procedimentos decisivos da política educacional no país dentro da conjuntura atual, afeta o ensino da disciplina História da Educação nos Cursos de Graduação em Pedagogia e colide com alguns desafios enfrentados pelo professor em sala de aula: o de atender às demandas sociais, pessoais e disciplinares; o de participar de um movimento de construção de identidades; o de levar ao ensino os achados recentes das investigações realizadas nos cursos de pós-graduação e o de elaborar outras formas de representação da pesquisa e do ensino que afetam a sua atuação e os resultados do seu trabalho. Propõe-se a discussão do que vem a ser um ensino e pesquisa de qualidade em História da Educação e, à luz da concepção que norteia o pensamento do autor, de algumas expectativas em relação à prática acadêmica desta disciplina.
Palavras-chave: curso de Pedagogia; disciplina História da Educação; formação de professores.
Abstract
The institutional and course evaluation, one of the decisive educational policy procedures
within the present country circumstances, affects the History of Education discipline teaching in the Graduation Pedagogy Courses, and collide with some challenges faced by the teachers in the class: to attend to the social, personal and discipline demands; to participate of a identity construction moviment, to carry to the teaching the recent findings of the post-graduate courses researches and to elabore other research and teaching representation forms that affect his acting and work results. It is proposed the discussion of what a quality teaching and research on History of Education is and, in the light of the conception that orientates the author’s thought, of some expectations related to this discipline academic practice,
Keywords: Pedagogy Courses; History of Education discipline; teacher formation.
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