Um exemplo de pesquisa sobre a história de uma disciplina escolar: a história ensinada no século XVII

Autores

  • Annie Bruter, Tradução Maria Helena Camara Bastos Institut National de Recherche Pédagogique. Paris/França.

Resumo

Resumo

Partindo de uma breve análise das condições, nas quais se estabeleceram as visões (divergentes) do surgimento da disciplina escolar história, em curso hoje na historiografia francesa, este artigo propõe-se recolocar a questão na longa duração, remontando os colégios de humanidades do Antigo Regime, mostrando que a própria noção de disciplina escolar não é pertinente para descrever seu ensino, analisando certas transformações (sócio-políticas, técnicas, culturais...) que conduziram a constituição da história como matéria autônoma de ensino para as elites no fim do século XVII.

Palavras-chave: história; ensino; século XVII.

 

Résumé

Partant d’une brève analyse des conditions dans lesquelles se sont mises en place les visions (divergentes) de l’apparition de la discipline scolaire histoire qui ont cours aujourd’hui dans l’historiographie française, cet article se propose de replacer la question dans la longue durée en remontant aux collèges d’humanités de l’Ancien Régime et en montrant que la notion même de discipline scolaire n’est pas pertinente pour décrire leur enseignement, puis en survolant certaines des transformations (socio-politiques, techniques, culturelles…) qui ont abouti à la constitution de l’histoire en matière autonome d’enseignement pour les élites à la fin du XVIIe siècle.

Mots-clé: histoire; enseignement; XVIIe siècle.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Annie Bruter, Tradução Maria Helena Camara Bastos, Institut National de Recherche Pédagogique. Paris/França.

Annie Bruter é pesquisadora do Service d’histoire de l’education – URA CNRS 1397/Institut National de Recherche Pédagogique. Paris/França.

Publicado

2012-05-31

Como Citar

Tradução Maria Helena Camara Bastos, A. B. (2012). Um exemplo de pesquisa sobre a história de uma disciplina escolar: a história ensinada no século XVII. Revista História Da Educação, 10(19), 7–21. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/29401

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo