Usos e funções da fotografia pública no conhecimento histórico escolar - Uses and functions of public photograph in school history knowledge
Resumo
No texto discute-se a presença de fotografias na produção do saber histórico escolar, como plataforma privilegiada para a observação de práticas escolares associadas às possibilidades abertas pela história visual. A análise centra-se nos usos e funções da fotografia pública e nas possibilidades de se associar história visual à produção do conhecimento histórico em ambiente escolar. Introduz-se a noção de fotografia pública e a utilização desse tipo de imagem em livros didáticos contemporâneos.
Palavras-chave: fotografia pública, livros didáticos, história visual.
USES AND FUNCTIONS OF PUBLIC PHOTOGRAPH IN SCHOOL HISTORY KNOWLEDGE
Abstract
This article analyses photographs as means of production of didactical historical knowledge and also a privileged platform of observation of school practices in visual history. It focuses on the uses and functions of public photograph for teaching History and the possibilities of the association between Visual History and historical scholarship in elementary levels. It is presented the notion of public photograph and its uses in contemporary didactical books.
Key-words: public photograph, didactical books, visual history.
USOS Y FUNCIONES DE LA FOTOGRAFÍA PUBLICA EN EL CONOCIMIENTO HISTÓRICO ESCOLAR
Resumen
En este artículo evaluase la presencia de fotografías en la producción del saber histórico escolar, como una plataforma privilegiada para la observación de practicas escolares asociadas a las posibilidades abiertas por la historia visual. Análisis centrase en los usos y funciones de la fotografía publica y en las posibilidades de asociarse Historia Visual a la producción de conocimiento histórico en ambiente escolar. Introduce la noción de fotografía pública y su utilización en libros didácticos contemporáneos.
Palabras-clave: fotografía pública, libros didácticos, historia visual.
USAGES ET FONCTIONS DE LA PHOTOGRAPHIE PUBLIQUE DANS LA CONNAISSANCE HISTORIQUE SCOLAIRE
Résumé
historique scolaire, comme plate-forme privilégiée pour observer des pratiques scolaires associés aux possibilités ouvertes par l’ histoire visuelle. L’ analyse est centrée sur les usages et les fonctions de la photographie publique et dans les possibilités de s'associer histoire visuelle à la production de la connaissance historique dans le milieu scolaire. Le texte présente la notion de photographie publique et l'utilisation de cette type d'image dans les livres didactiques contemporains.
Mots-clé: photographie publique, livres didactiques, histoire visuelle.
Downloads
Referências
AGAMBEN, Giorgio. Profanações. São Paulo: Boitempo, 2007.
BAXANDALL, Michael. Padrões de intenção: a explicação histórica dos quadros. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
COSTA, Helouise. Da fotografia como arte à arte como fotografia: a experiência do Museu de Arte Contemporânea da USP na década de 1970. Anais do Museu Paulista, São Paulo, v. 16, n. 2, 2008, p. 131-173.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Imagens apesar de tudo. Lisboa: Kkym, 2012.
HARIMAN, Robert; LUCAITES, John Louis. No caption needed. Chicago: University of Chicago Press, 2007.
KNAUSS, Paulo. Aproximações disciplinares: história, arte e imagem. Anos 90, Porto Alegre, v. 15, n. 28, 2008, p.151-168.
KNAUSS, Paulo. O desafio de fazer história com imagens: arte e cultura visual. ArtCultura, Uberlândia, v. 8, n. 12, 2006, p. 97-115.
KRACAUER, Siegfried, Photography. In: Trachetenberg, Alan (ed.). Classic essays on photography. New Haven: Leete’s Island Books, 1980, p. 245-268.
LE GOFF, Jacques. Documento/monumento. In: Memória-história. Enciclopedia Einaudi, v. 1. Lisboa: Imprensa Nacional, Casa da Moeda, 1985, p. 95-106.
LOUZADA, Silvana. Prata da casa: fotógrafos e fotografia nos diários do Rio de Janeiro - 1950-1960. Niteroi: UFF, 2014.
MAUAD, Ana Maria. As imagens que educam e instruem - usos e funções das ilustrações nos livros didáticos de história. In: OLIVEIRA, Margarida Dias de; STAMATTO, Maria Inês Sucupira (orgs.). O livro didático de história: políticas educacionais, pesquisas e ensino. Natal: UFRN, 2007, p.109-115.
MAUAD, Ana Maria. Foto-ícones, a História por detrás das imagens? Considerações sobre a narratividade das imagens técnicas. In: RAMOS, Alcides Freire; PATRIOTA, Rosangela; PESAVENTO, Sandra Jatahy (orgs.). Imagens na história. São Paulo: Hucitec, 2008, p. 197-213.
MAUAD, Ana Maria. O olho da história: fotojornalismo e a invenção do Brasil contemporâneo, In: NEVES, Lucia; MOREL, Marco; FERREIRA, Tânia Maria Bessone (orgs.). História e imprensa: representações culturais e práticas de poder. Rio de Janeiro: DP&A Editoria/Faperj, 2006, p. 365-385.
MAUAD, Ana Maria. Poses e flagrantes: ensaios sobre história e fotografias. Niterói: UFF, 2008.
MELLO, Maria Teresa B. de. Arte e fotografia: o movimento pictorialista no Brasil. Rio de Janeiro: Funarte, 1998.
MENESES, Ulpiano T. Bezerra de. A fotografia como documento, Robert Capa e o miliciano abatido na Espanha: sugestões para um estudo histórico. Tempo, Niterói, n. 14, 2003, p. 131-151.
MENESES, Ulpiano T. Bezerra de. Fontes visuais, cultura visual, história visual. Balanço provisório, propostas cautelares. Revista Brasileira de História, v. 23, n. 45, 2003a, p. 11-36.
MENESES, Ulpiano T. Bezerra de. Rumo a uma história visual. In: MARTINS, José de Souza; ECKERT, Cornélia; NOVAES, Sylvia Caiuby (orgs.). O imaginário e o poético nas ciências sociais. Bauru: Edusc, 2005, p. 50-70.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, Secretaria de Educação Básica. Edital de convocação para o processo de inscrição e avaliação de obras didáticas para o programa nacional do livro didático - pnld 2015, Edital de convocação 01/2013 - CGPLI.
NEGRO, Antonio Luigi; SILVA, Sergio (org.). E. P. Thompson: a peculiaridade dos ingleses e outros artigos. Campinas: Unicamp, 2001.
PRICE, Derrick. Surveyors and surveyed: photography out and about. In: WELLS, Liz (ed.). Photography: a critical introduction. London and NY: Routledge, 2001, p.65-115.
REIS, Daniela Gorgen. Imagens do poder: fotografia da legalidade pelas lentes da Assessoria de Imprensa do Governo do Estado do Rio Grande do Sul (1961). 154f. Porto Alegre: Ufrgs, 2012. Dissertação (mestrado em História). Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
RICOUER, Paul. Memory, history and forgetting. Chicago/London: The Chicago University Press, 2004.
Thompson, Eduard Palmer. Miséria da teoria. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.
TURAZZI, Maria Inez. Poses e trejeitos: a fotografia e as exposições na era do espetáculo (1839-1889), Rio de Janeiro: Funarte/Rocco, 1995.
VASQUEZ, Pedro. D. Pedro II e a fotografia no Brasil. Rio de Janeiro: Fundação Roberto Marinho, 1985.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
História da Educação utiliza como base para transferência de direitos a licença CreativeCommons BY (creativecommons.org) para periódicos de acesso aberto - Open ArchivesIniciative (OAI), categoria greenroad.
Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution, que permite o compartilhamento do texto com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.