Ferdinand Buisson no Brasil: pistas, vestígios e sinais de suas idéias pedagógicas (1870-1900)
Resumo
O presente estudo analisa a influência das idéias pedagógicas de Ferdinand Buisson no Brasil, nas três décadas finais do século 19, a partir da análise da produção de dois representantes da ilustração brasileira - Rui Barbosa (1849-1923) e Joaquim José Menezes Vieira (1848-1897). Busca pistas, sinais e vestígios de sua influência na tradução de Primary Object Lessons (leçons de choses) de Norman Allison Calkins, por Rui Barbosa em 1881; na implantação do método intuitivo; na elaboração dos Pareceres de Reforma do Ensino Primário, Secundário, Superior e de várias instituições complementares, por Rui Barbosa (1882-1883); na realização de exposições pedagógica (1883) e escolares; na implantação do Pedagogium (1890-1919), museu pedagógico brasileiro segundo o modelo francês; na redação da Revista Pedag6gica (1890-1896), editada segundo a organização da Revue Pédagogique, por Menezes Vieira.
Palavras-chave: história da educação, idéias pedagógicas, influência francesa.
Résume
L'étude analyse I'influence des idées pédagogiques de Ferdinand Buisson au Brésil, pendant les trois dernieres décennies du 19eme siecle, à travers I'analyse de Ia production des deux représentants de l'illustration brésilienne - Rui Barbosa (1849-1923) et Joaquim José de Menezes Vieira (1848-1897). On cherchera des traces, signaux et vestiges de l'influence de Buisson dans Ia traduction, par Rui Barbosa, de l'oeuvre Primary Object Lessons (Leçon de choses), de Norman Allison Calkins, en 1881; dans l'élaboration des Pareceres de Reforma do Ensino Primário, Secundário, Superior e de Várias Instituições Complementares (Exposé sur Ia Réforme de I'Enseignement primaire, secondaire, supérieur et d'autres institutions complémentaires) par Rui Barbosa (1882-1883); dans promotion de Ia méthode intuitive; dans Ia réalisation d'expositions pédagogiques (1883) et scolaires; dans I'implantation du musée pédagogique Pedagogium (1890-1919), et de Ia revue Revista Pedagógica (1890-1896), selon le modele français, par Menezes Vieira.
Mots-cle: histoire de l'éducation, idées pédagogiques, influence français.
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