A pedagogia da ilustração e os guarani-missioneiros no Rio Grande de São Pedro

Autores

  • Protásio Paulo Langer Universidade Estadual Paulista.

Resumo

 

O presente trabalho visa abordar o projeto pedagógico do iluminismo português imposto aos guaranis provenientes dos Sete Povos das Missões e estabelecidos na aldeia de Nossa Senhora dos Anjos, entre 1762 e 1801. Consideramos o tema relevante não só por suscitar problemas relativos aos primórdios da implantação da educação oficial no Rio Grande do Sul, mas também pelos resultados obtidos com o programa civilizatório pombalino que objetivava a substituição cultural dos guarani-missioneiros no Rio Grande de São Pedro.

Palavras-chave: guarani-missioneiros, iluminismo, Rio Grande de São Pedro.

Abstract

This paper aims to approach the pedagogical project based on the portuguese iluminism which was imposed upon the Guarani indians of the Sete Povos das Missões (the Seven Peoples of the Missions) that lived in the aldeia Nossa Senhora dos Anjos (Our Lady of the Angel's village) between 1762 and 1801. This subject is relevant because it raises problems related to the early implementation of the official education in Rio Grande do Sul, as wel as the results obtained through the civilizatory program devised by marquês de Pombal which intended to promote the westernization of the Guarani indians in the Province of the Rio Grande de São Pedro.

Keywords:  Guarani indians, iluminism, Rio Grande de São Pedro.

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Biografia do Autor

Protásio Paulo Langer, Universidade Estadual Paulista.

 

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Publicado

2012-07-16

Como Citar

Langer, P. P. (2012). A pedagogia da ilustração e os guarani-missioneiros no Rio Grande de São Pedro. Revista História Da Educação, 2(4), 15–31. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/30686

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo