A pedagogia da ilustração e os guarani-missioneiros no Rio Grande de São Pedro
Resumo
O presente trabalho visa abordar o projeto pedagógico do iluminismo português imposto aos guaranis provenientes dos Sete Povos das Missões e estabelecidos na aldeia de Nossa Senhora dos Anjos, entre 1762 e 1801. Consideramos o tema relevante não só por suscitar problemas relativos aos primórdios da implantação da educação oficial no Rio Grande do Sul, mas também pelos resultados obtidos com o programa civilizatório pombalino que objetivava a substituição cultural dos guarani-missioneiros no Rio Grande de São Pedro.
Palavras-chave: guarani-missioneiros, iluminismo, Rio Grande de São Pedro.
Abstract
This paper aims to approach the pedagogical project based on the portuguese iluminism which was imposed upon the Guarani indians of the Sete Povos das Missões (the Seven Peoples of the Missions) that lived in the aldeia Nossa Senhora dos Anjos (Our Lady of the Angel's village) between 1762 and 1801. This subject is relevant because it raises problems related to the early implementation of the official education in Rio Grande do Sul, as wel as the results obtained through the civilizatory program devised by marquês de Pombal which intended to promote the westernization of the Guarani indians in the Province of the Rio Grande de São Pedro.
Keywords: Guarani indians, iluminism, Rio Grande de São Pedro.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
História da Educação utiliza como base para transferência de direitos a licença CreativeCommons BY (creativecommons.org) para periódicos de acesso aberto - Open ArchivesIniciative (OAI), categoria greenroad.
Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution, que permite o compartilhamento do texto com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.