La escritura de los examenes escolares e ideas de modernidad, 1884-1912 - Schools written examinations and modernity ideas: 1884-1912
Resumo
A ESCRITA DOS EXAMES ESCOLARES E IDÉIAS DE MODERNIDADE, 1884-1912
Resumo
O objetivo deste artigo é abordar um interessante tema da cultura escrita, o da escrita dos exames escolares. No final do século XIX, no México, se experimentou um processo de modernização no âmbito econômico, o qual impactou o sistema educativo; neste contexto as práticas escolares foram alteradas e este foi o caso da escrita dos exames para a educação primaria, o modelo de apresentação oral foi substituído pelo escrito, com isso originaram-se novas formas de expressão que denotaram aspectos do ambiente político e cultural da época. Meu interesse centra-se em analisar os exames das meninas da educação primária na cidade do México no final do século XIX. Os exames escolares representam uma importante fonte para enriquecer a história da cultura escrita e da educação daí o meu interesse em abordar este tema.
Palavras-chave: México; idéias de modernidade; exames escolares.
SCHOOLS WRITTEN EXAMINATIONS AND MODERNITY IDEAS: 1884-1912
Abstract
This article aims to study an interesting subject of the written culture: schools examination writings. In the end of the 19th century, in Mexico, it took place a modernization process in economic field which impacted educational system; in such context, schooling practices were modified and this was the case of the Elementary school examination writings. The oral presentation model was replaced by the written one, and new expressive forms were generated, denoting traces of the political epoch and the cultural context. We are interested in focusing the examinations analysis in primary education of girls in Mexico City, by the ends of 19th century. We conclude that schooling examinations symbolize an important enrichment source of written culture history.
Keywords: Mexico; modernity ideas; schools examinations.
LA ESCRITURA DE LOS EXAMENES ESCOLARES E IDEAS DE MODERNIDAD, 1884-1912
Resumen
El propósito de este artículo es abordar un interesante tema de la cultura escrita, el de la escritura de los exámenes escolares. A finales del siglo XIX, en México se experimentó un proceso de modernización en el ámbito económico, el cual impacto al sistema educativo; en este contexto las practicas escolares fueron alteradas y este fue el caso de la escritura de los exámenes para las educación primaria, el modelo de presentación oral fue sustituido por el escrito, con ello se generaron nuevas formas de expresión que denotaban rasgos del entorno político y cultural de la época. Mí interés se centra en analizar los exámenes de niñas de educación primaria en la ciudad de México a finales del siglo XIX. Los exámenes escolares representan una importante fuente para enriquecer la historia de la cultura escrita y de la educación de allí mi interés por ahondar en este tema.
Palabras-clave: México; Ideas de modernidad; examenes escolares.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
História da Educação utiliza como base para transferência de direitos a licença CreativeCommons BY (creativecommons.org) para periódicos de acesso aberto - Open ArchivesIniciative (OAI), categoria greenroad.
Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution, que permite o compartilhamento do texto com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.