La escolarización en la campaña bonaerense: un campo de disputas en la conformación del poder social (1850-1875)
Resumo
Neste artigo, abordam-se alguns aspectos da escolarização no cenário rural de Buenos Aires, entre as décadas de 1850 e 1870. Nesse contexto, cabia à educação a erradicação da barbárie, mediante o imperativo civilizador do mundo urbano. A escola tornou-se um campo de disputas entre vizinhos e autoridades estatais, ao mesmo tempo em que negociaram dando forma à outra configuração de poder social na província de Buenos Aires.
Palavras-chave: campanha bonaerense, escolas, disputas, vizinhos, autoridades.
THE EDUCATION IN BUENOS AIRES’ COUNTRYSIDE: A FIELD OF DISPUTES IN THE CONFORMATION OF THE SOCIAL POWER (1850-1875)
Abstract
This article studies schooling in Buenos Aires’ countryside between the 1850s and the 1870s designed as an education that was eradicating the barbarism by means of the imperative civilizer of the urban world. In this context, the school became a field of disputes between the neighbors and the state authorities challenged each other while at the same time they negotiated, thus generating a new structure of social power in the province.
Keywords: countryside, school, civilization, neighbors, authorities.
LA ESCOLARIZACIÓN ENLA CAMPAÑA BONAERENSE: UN CAMPO DE DISPUTAS EN LA CONFORMACIÓN DELPODER SOCIAL (1850-1875)
Resumen
En este artículo se estudia la escolarización en la campaña bonaerense entre los años cincuenta y setenta ideada como una educación que erradicara la barbarie mediante el imperativo civilizador del mundo urbano. En este contexto, la escuela devino en un campo de disputas entre vecinos y autoridades estatales que libraron enfrentamientos al tiempo que negociaron dando forma a un nuevo entramado de poder social en la provincia.
Palabras-clave: campaña bonaerense, escuelas, civilización, disputas, vecinos, autoridades.
LA SCOLARISATION EN CAMPAGNE DE BUENOS AIRES : UN CHAMP DE DISPUTES EN LA CONFORMATION DU POVOIR SOCIAL(1850-1875)
Résumé
Dans cet article on étudie la scolarisation en campagne de Buenos Aires entre les années cinquante et soixante-dix imaginée comme une éducation qui éradiquait la barbarie au moyen de l'impératif civilisateur du monde urbain. Dans ce contexte, l'école est devenue sur un champ de disputes entre des voisins et les autorités étatiques qui ont tiré des affrontements alors qu'ils ont négocié en donnant une forme à un nouveau lattis de pouvoir social dans la province.
Mots-clés: campagne, école, civilisation, voisin, autorités.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
História da Educação utiliza como base para transferência de direitos a licença CreativeCommons BY (creativecommons.org) para periódicos de acesso aberto - Open ArchivesIniciative (OAI), categoria greenroad.
Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution, que permite o compartilhamento do texto com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.