La influencia social de la división histórica de lo rural y de lo urbano en la organización de la educación boliviana

Autores

  • Jaqueline Marcela Villafuerte Bittencourt Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Resumo

A organização da educação na Bolívia está marcada, historicamente, pela divisão entre o rural e o urbano. Essa divisão é uma explicação para a profunda segregação social na sociedade boliviana. Este artigo analisa essa dualidade ao longo século 20 e descreve como o sistema educativo boliviano foi estruturado de forma a distinguir entre educação urbana e educação rural, sintetizando as relações étnico-separatistas no desenvolvimento social, econômico e cultural. O método utilizado é bibliográfico e documental. O estudo tem como objetivo discutir como as opções de organização da educação respondem às posições políticas e econômicas, à fragmentação social e à possibilidade de emergência de uma sociedade mais coesa.

Palavras-chave: educação boliviana, história da educação rural, rural e urbano.

 

THE SOCIAL INFLUENCE OF THE HISTORY IN THE DIVISION OF RURAL AND URBAN IN THE ORGANIZATION OF THE BOLIVIAN EDUCATION

 

Abstract

The organization of education in Bolivia is historically marked the division between rural and urban. This division is one explanation for the profound social segregation in Bolivian society. This article analyzes this historical duality of the long twentieth Century showing how the Bolivian educational system is structured to distinguish between urban education and rural education, synthesizes the separatist-ethnic social relations of social, economic and cultural development. The method used is bibliographic and documentary. The article aims to discuss how the options for school organization respond to political and economic positions, social fragmentation and the possible emergence of a more cohesive society.

Keywords: education in Bolivia, history of rural education, rural and urban.

 

LA INFLUENCIA SOCIAL DE LA DIVISIÓN HISTÓRICA DE LO RURAL Y DE LO URBANO EN LA ORGANIZACIÓN DE LA EDUCACIÓN BOLIVIANA

Resumen

La organización de la educación en Bolivia está marcada históricamente por la división entre lo rural y lo urbano. Esta división es una de las explicaciones para la profunda segregación social de la sociedad boliviana. En este artículo se analiza esta dualidad histórica a lo largo del siglo 20 mostrando cómo el sistema educativo boliviano, estructurado para distinguir entre la educación urbana y educación rural, sintetiza las relaciones sociales etnico-separatistas de la vida social, económica y cultural del país. El método utilizado es bibliográfico y documental. El artículo propone discutir cómo las opciones de organización escolar responden a posiciones político-económicas, a la fragmentación social y a la posibilidad del surgimiento de una sociedad más cohesa.

Palabras-clave: educación boliviana, historia de la educación rural, rural y urbano.

 

L'INFLUENCE SOCIALE DE LA DIVISION HISTORIQUE RURALE ET URBAINE ET LA  L'EDUCATION BOLIVIENNE

Resumé

L'organisation de l'éducation en Bolivie est historiquement marquée par la division entre les régions rurales et urbaines. Cette division est une des raisons de la ségrégation sociale profonde de la société bolivienne. Cet article analyse cette dualité historique tout au long du 20 eme siècle, en décrivant comment le système éducatif bolivien a été  structuré de façon a bien distingué  l'éducation en milieu urbain et  l'éducation en milieu rural, que synthétise  les relations ethniques séparatistes du développement social, économique et culturel. Par la méthode  bibliographique et documentaire, l'article vise à discuter à quel point l'organisation du système scolaire répond à des orientations politiques et économiques, à la fragmentation sociale et à l'émergence possible d'une société plus solidaire.

Mots-clés: l'éducation en Bolivie, histoire de l'éducation en milieu rural, rurale et urbaine.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaqueline Marcela Villafuerte Bittencourt, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Possui graduação em História (licenciatura plena) pela Universidade de Passo Fundo (1991), mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo (1999) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Atualmente, é professor adjunto no Centro Universitário Franciscano - Unifra, secretário-geral da Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação - Asphe - e sócio da Sociedade Brasileira de História da Educação - SBHE. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em história da educação.

Downloads

Publicado

2011-08-04

Como Citar

Bittencourt, J. M. V. (2011). La influencia social de la división histórica de lo rural y de lo urbano en la organización de la educación boliviana. Revista História Da Educação, 15(35), 32–49. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/22179

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo