A cidade como fator de diferenciação da rede escolar: do período imperial à primeira república

Autores

  • Flávia Obino Corrêa Werle Unisinos.

Resumo

O presente texto constrói, com base em dados da história da educação no Rio Grande do Sul, como a rede de escolas públicas se diferenciou e estruturou e de que forma se relacionou com a constituição das cidades. Analisa os vínculos entre cidade e a instrução pública, não do ponto de vista dos conteúdos curriculares que moldam o citadino, o individuo civilizado, ajustado ao mundo urbano, mas a partir da análise da tipologia das escolas públicas.

Palavras-chave: história da educação, Rio Grande do Sul, cidades e instrução pública.

 

Abstract

Based on data of the history of education in Rio Grande do Sul, the paper analyses how public schools network differentiated and was structured, as well as its relationship to cities formation. It also studies the links between cities and public instruction, not from the point of view of curricular contents which shape the city dweller, the civilized individual adjusted to the urban world, but taking the analysis of the public schools typology as its point of departure.

Key-words: history of education, Rio Grande do Sul, cities and public instruction.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Obino Corrêa Werle, Unisinos.

 

Downloads

Publicado

2012-07-12

Como Citar

Werle, F. O. C. (2012). A cidade como fator de diferenciação da rede escolar: do período imperial à primeira república. Revista História Da Educação, 1(1), 91–97. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/30629

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo