Citologia da recém nascida

efeito estrogênico nas crianças de termo e nas prematuras

Autores

  • Nilo Pereira Luz

Palavras-chave:

Estrogênios, Recém-Nascido, Recém-nascido prematuro

Resumo

Trabalho apresentado no Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Associação Médica do Rio Grande do Sul na sessão do dia 26 de julho de 1963.

O efeito estrogênico na ocasião do nascimento foi estudado em 50 recém nascidas pelo método dos esfregaços vaginais. Dezessete dos casos eram de prematuras e 33 crianças normais de termo. Um efeito estrogênico mais marcado estava presente nas prematuras. O achado e seu possível significado são discutidos e as seguintes conclusões apresentadas:

1) Existe uma diferença significativa no efeito estrogênico observado pelos esfregaços vaginais entre as mucosas vaginais das crianças prematuras e das nascidas a têrmo.

2) Foi demonstrada a presença de queratina nas células descarnadas da mucosa vaginal normal das recém nascidas e a significação do fato é discutida.

3) Um apelo é feito para que não se abandone o termo “célula cornificada” ao descrevermos os achados normais da mucosa vaginal humana, já que o presente trabalho documenta a presença real da substância córnea nas mucosas das recém nascidas.

4) O efeito estrogênico observado no feto atinge a um grau nunca alcançado pela mucosa vaginal de sua mãe durante a gravidez.

5) A diferença entre o efeito estrogênico observado no feto e na sua mãe diminui progressivamente com a evolução da gravidez de maneira que, a termo, ambos os aspetos são bastante parecidos.

6) A possível relação destes achados com a patogenia da moléstia da Membrana Hialina é brevemente discutida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nilo Pereira Luz

Livre docente de Clínica Ginecológica

Downloads

Publicado

2026-08-28

Edição

Seção

Artigos