Observações técnicas sôbre a aplicação de métodos histoquímicos para fosfatase alcalina no osso depois da descalcificação eletrolítica

Autores

  • J. M. Chaves
  • P. Contu

Palavras-chave:

Técnica de descalcificação, Eletrólise, Ratos

Resumo

Trabalho realizado no Departamento de Neuroanatomia com auxílio da Fundação Rockefeller.

Os autores fazem algumas observações técnicas sobre o uso do método de Gomori e do método de Greep, Fischer e Morse para o estudo da fosfatase alcalina em fragmentos de ossos de ratos adultos e jovens depois de descalcificados eletroliticamente durante 1-2 horas, numa solução de 75 cc de ácido clorídrico a 4% e 75 cc de ácido fórmico a 5%.

A fixação em acetona pura a frio a + 4°C é melhor do que a fixação em álcool a 80°, como também os cortes em congelação são mais aconselháveis que os cortes em parafina, os quais podem dar imagens falsas devido ao emprego de albumina glicerinada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2026-08-28

Edição

Seção

Artigos