Call for articles: History, Arts and Youth: the world at the turn of the century / História, Artes e Juventudes: o mundo na virada do século

2021-06-09

Chamada para submissão de artigos: História, Artes e Juventudeso mundo na virada do século 

Prazo para envío: 30 de novembro de 2021

Convocatória de artigos: Historia, arte y juventud: el mundo en el cambio de siglo

Fecha límite para el envío: 30 de noviembre de 2021

Call for articles: History, Arts and Youth: the world at the turn of the century

Deadline for submission: november 30, 2021

 

Coordenadores/Coordinadores/Coordinators:  Dr. Edwar Castelo Branco, Federal University of Piauí, Brasil; Dra. Paula Guerra, University of Porto, Portugal; Dr. Matthew Worley, University of Reading, United Kingdom

O dossiê pretende articular história, arte e juventudes, entre a segunda metade do século XX e o início do século atual. O objetivo é tomar este recorte cronológico para iluminar as condições de existir no interior das quais emergiram objetos históricos tais como a Tropicália, o PO-EX, a anti-arte ambiental, o movimento hippie, a beat generation, a pop-art, o proto-punk, o krautrock, o (pós)punk, etc e, a pretexto de tais movimentos, indagar sobre parcelas da juventude que viviam em espaços tais como Portugal, Inglaterra e Brasil. E esse intuito prende-se justamente com o facto de em meados do século passado tais parcelas juvenis terem descoberto os limites da linguagem, a equivocidade do sentido e o intervalo entre a palavra e a coisa. No limite, pode-se dizer que as manifestações da arte e as vivências juvenis neste período são parte de um contexto histórico no qual uma crise de legitimação vai estar no centro das formas através das quais parcelas jovens tinham que conhecer e re-conhecer o mundo. Os jovens que consubstanciaram os movimentos antes referenciados tiveram que lidar, por um lado, com uma crescente complexificação do mundo, a qual exigia a escavação de novas modalidades de expressão, enquanto, por outro lado, tiveram que enfrentar a fúria policialesca em diferentes regiões do mundo. Assim, estes jovens tiveram que esgrimir a palavra como uma arma, pois já sabiam que os sentidos e os significados não são meras resultantes dos liames entre as palavras e as coisas, mas produções sociais, na medida em que as palavras não apenas dizem as coisas, mas produzem sentidos e efeitos de verdade. A problematização do quadro apontado é o principal objetivo do dossiê ora proposto. Admitindo que a época proposta é um momento histórico quando os lugares se confundem, neste momento a juventude urbana, em diferentes lugares do planeta, tomará para si a tarefa de prospectar novas linguagens artísticas. Desse modo, o dossiê, a pretexto da premissa artes e juventudes, se propõe a reunir estudos que medeiam entre os meados do século XX e o início do século atual em diferentes regiões do planeta do Norte ao Sul Global.

 

The dossier aims to articulate history, art and youth, between the second half of the twentieth century and the beginning of the current century. The aim is to take this chronological cut to illuminate the conditions of existence within which historical objects such as Tropicália, the PO-EX, environmental anti-art, the hippie movement, the beat generation, pop-art, proto-punk, krautrock, (post)punk, etc. emerged and, under the guise of such movements, to inquire into parts of the youth that lived in spaces such as Portugal, England and Brazil. This intention has to do precisely with the fact that in the middle of the last century these young people had discovered the limits of language, the equivocity of meanings and the interval between the word and the thing. In the limit, one may say that the manifestations of art and the juvenile experiences in this period are part of a historical context in which a crisis of legitimation will be at the centre of the ways in which the youngsters had to know and re-know the world. The young people who embodied the aforementioned movements had to deal, on the one hand, with a growing complexification of the world, which demanded the excavation of new modes of expression, while, on the other hand, they had to face the fury of the police in different regions of the world. Thus, these young people had to fence the word as a weapon, for they already knew that senses and meanings are not mere results of the links between words and things, but social productions, to the extent that words not only say things, but produce senses and effects of truth. The problematisation of the framework pointed out is the main objective of the dossier now proposed. Admitting that the proposed period is a historical moment when places become confused, at this moment urban youth, in different parts of the world, will take upon themselves the task of prospecting new artistic languages. In this way, the dossier, under the pretext of the premise of arts and youth, proposes to bring together studies from the mid-twentieth century to the beginning of the current century in different regions of the planet from the North to the Global South.

 

El dossier pretende articular historia, arte y juventud, entre la segunda mitad del siglo XX y principios del siglo actual. El objetivo es tomar este corte cronológico para iluminar las condiciones de existencia dentro de las cuales surgieron objetos históricos, como Tropicália, PO-EX, anti-arte ambiental, el movimiento hippie, la generación beat, el pop-art, el proto-punk, krautrock, (post) punk, etc. y, con el pretexto de tales movimientos, indagar sobre porciones de la juventud que vivieron en espacios como Portugal, Inglaterra y Brasil. Y esa intención se debe precisamente a que a mediados del siglo pasado, esos grupos de jóvenes descubrieron los límites del lenguaje, la equívoco del sentido y la brecha entre la palabra y la cosa. En el límite, se puede decir que las manifestaciones del arte y las vivencias juveniles en este período son parte de un contexto histórico en el que una crisis de legitimación estará en el centro de las formas en que las tramas jóvenes debieron conocer y re-conocer. el mundo. Los jóvenes que encarnaron los movimientos antes mencionados tuvieron que lidiar, por un lado, con una creciente complejización del mundo, que requirió la excavación de nuevas modalidades de expresión, mientras que, por otro lado, tuvieron que enfrentar la furia policial. en diferentes regiones del mundo. Así, estos jóvenes debieron utilizar la palabra como arma, pues ya sabían que los sentidos y significados no son meramente el resultado de vínculos entre palabras y cosas, sino producciones sociales, en la medida en que las palabras no solo dicen cosas, sino que producen. significados y efectos reales. La problematización del cuadro señalado es el principal objetivo del dossier que ahora se propone. Admitiendo que el momento propuesto es un momento histórico en el que los lugares se confunden, en este momento la juventud urbana, en diferentes lugares del planeta, asumirá la tarea de explorar nuevos lenguajes artísticos. Así, el dossier, bajo el pretexto de la premisa artes y juventud, propone recoger estudios que medien entre mediados del siglo XX y principios del siglo actual en diferentes regiones del planeta desde el Norte hasta el Sur Global.