A utilização de novos sistemas construtivos para a redução no uso de insumos nos canteiros de obras: Light Steel Framing

Autores

  • Hylton Olivieri Aalto University
  • Ivan Carlos Alves Barbosa Rossi Residencial S.A.
  • Antonio Carlos da Rocha ACR Assessoria e Planejamentos Ltda
  • Ariovaldo Denis Granja Unicamp - Universidade Estadual de Campinas
  • Patricia Stella Pucharelli Fontanini Unicamp - Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

Light Steel Framing, Sistemas construtivos, Novas tecnologias, Fachadas, Sustentabilidade

Resumo

A utilização de novos sistemas construtivos pode representar reduções consideráveis no uso de insumos e operações nos canteiros de obras, tais como menor consumo de mão de obra na produção, redução na geração de resíduos, otimização da logística local, menor consumo de água e redução dos prazos de obra. Nesse contexto, o sistema Light Steel Framing (LSF) apresenta-se como um processo de grande potencial quando utilizado como um sistema construtivo para a produção de fachadas, em substituição ao sistema tradicional, composto de alvenaria de vedação e revestimento externo aderido, principalmente em edifícios com múltiplos pavimentos. O objetivo deste trabalho é comparar o LSF e o sistema tradicional de produção de fachadas, considerando-se quantitativamente a utilização de mão de obra, geração de resíduos, consumo de água e prazos de obra, por meio da análise de quatro estudos de caso em dois países (Brasil e Alemanha), que consideram empreendimentos para fins de moradia permanente ou temporária. As principais contribuições deste estudo estão relacionadas aos índices de consumo de mão de obra do LSF, apurados a partir dos estudos de caso, além de suas potenciais vantagens em comparação ao sistema tradicional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

05.10.2017

Como Citar

OLIVIERI, H.; BARBOSA, I. C. A.; ROCHA, A. C. da; GRANJA, A. D.; FONTANINI, P. S. P. A utilização de novos sistemas construtivos para a redução no uso de insumos nos canteiros de obras: Light Steel Framing. Ambiente Construído, [S. l.], v. 17, n. 4, p. 45–60, 2017. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/72065. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Sustentabilidade Ambiental e Melhoria das Condições do Trabalho em Canteiros de Obras

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>