Eliminação de vazamentos em redes externas no contexto de programas de uso racional da água – Estudo de caso: Universidade de São Paulo

Autores

  • Gisele Sanches da Silva Universidade de São Paulo
  • Humberto Oyamada Tamaki Universidade de São Paulo
  • Renan Silva Loureiro Universidade de São Paulo
  • Orestes Marraccini Gonçalves Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Uso racional da água, Gestão de redes externas, Vazamentos

Resumo

A preocupação com a eliminação de vazamentos em redes externas é grande em função do volume de água perdido e da possibilidade de comprometimento da saúde das populações. O impacto no consumo e nos resultados de um Programa de Uso Racional da Água (PURA) justifica a importância da gestão dessas redes. Em sistemas em operação, deve-se detectar e eliminar os vazamentos, além de manter o caráter permanente da gestão da demanda de água. Mas deve-se trabalhar também na minimização da ocorrência dos vazamentos, avaliando-se sistemicamente e atuando sobre fatores como a qualidade dos materiais empregados, do projeto, da execução e manutenção, e da operação (incluindo o gerenciamento das pressões). A utilização de instrumentos de gestão, a determinação de procedimentos e a utilização de equipamentos de detecção atuam de forma decisiva na detecção dos vazamentos. A eliminação, por sua vez, requer uma solução sistêmica no caso de sistemas mais complexos, incluindo uma fase de planejamento das ações. Como estudo de caso, apresenta-se neste trabalho a Universidade de São Paulo (USP) – cuja redução do consumo de água com a implementação do PURA-USP foi de 43% – e, em particular, um exemplo de gestão das redes no qual se obteve uma redução de 74% do consumo de água.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

17.08.2008

Como Citar

SILVA, G. S. da; TAMAKI, H. O.; LOUREIRO, R. S.; GONÇALVES, O. M. Eliminação de vazamentos em redes externas no contexto de programas de uso racional da água – Estudo de caso: Universidade de São Paulo. Ambiente Construído, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 41–52, 2008. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/5410. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)