Simulação térmica e energética de edificações a partir de dados climáticos simplificados: validação através do método BESTEST

Autores

  • Fernando Simon Westphal Universidade Federal de Santa Catarina
  • Roberto Lamberts Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

simulação, dados climáticos simplificados, validação, BESTEST

Resumo

A validação de uma ferramenta computacional para análise do desempenho térmico e energético de edificações a partir de dados climáticos simplificados é apresentada. A habilidade do programa em representar o desempenho térmico do envoltório de uma edificação é testada através do método de validação comparativa proposto na ASHRAE Standard 140 (método BESTEST). A estimativa do consumo de energia elétrica para o sistema de condicionamento de ar é verificada através do método HVAC BESTEST. Em relação ao modelo do envoltório, o programa testado apresentou bons resultados para os casos com paredes leves, porém a carga térmica anual estimada para os casos com alta inércia térmica ficou muito acima dos valores apresentados pelos demais programas disponíveis no BESTEST. O consumo de energia elétrica do sistema de condicionamento de ar estimado pelo programa esteve dentro do intervalo de resultados dos programas listados no relatório do método HVAC BESTEST.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

17.04.2008

Como Citar

WESTPHAL, F. S.; LAMBERTS, R. Simulação térmica e energética de edificações a partir de dados climáticos simplificados: validação através do método BESTEST. Ambiente Construído, [S. l.], v. 4, n. 3, p. 37–49, 2008. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/3557. Acesso em: 18 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>