Argamassas de gesso

Autores

  • Vanderley Moacyr John Universidade de São Paulo
  • Rubiane Paz do Nascimento Antunes Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Gesso, Argamassa, Revestimento de argamassa, Revestimento de parede, Revestimento de estrutura de concreto

Resumo

O presente artigo trata sobre o emprego de argamassas de gesso como revestimentos de alvenarias e estruturas de concreto. Neste sentido, pretende discutir o estado-da-arte da pesquisa nesta área, analisando tanto resultados originais quanto os apresentados através dos experimentos realizados. O gesso utilizado neste trabalho atende às especificações das normas brasileiras quanto às propriedades físicas do pó e da pasta. No tocante à composição química, apenas o teor de SO3 (53,7%) se apresentou um pouco abaixo do especificado pela NBR 13207 (> 55,0%). Foi utilizada nos ensaios uma areia fina com as seguintes características: dimensão máxima característica de 2,4mm, massa unitária de 1,64Kg/dm3, massa específica de 2,65Kg/dm3. Foi realizado um experimento fatorial 23, com duas repetições, considerando os fatores relação água/gesso e proporção gesso: agregado, sempre em massa. Para todas as misturas foram medidas as variáveis: consistência, pelo aparelho de Vicat modificado, e tempo de início pega, ambos conforme a ASTM C 472 (ASTM, 1993). Verificou-se a influência de teor de agregado na consistência, no início de pega e na resistência de aderência. Através dos resultados considerou-se que as argamassas de gesso são viáveis do ponto de vista da resistência de aderência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

14.04.2008

Como Citar

JOHN, V. M.; ANTUNES, R. P. do N. Argamassas de gesso. Ambiente Construído, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 29–37, 2008. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/3409. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< <