Estudo de conforto em espaços abertos em região de clima temperado: o caso de Glasgow, Reino Unido

Autores

  • Eduardo Leite Krüger Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Patricia Regina Chaves Drach Programa de Pos-graduacao em Urbanismo,Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Rohinton Emmanuel School of Engineering and Built Environment/Glasgow Caledonian University
  • Oscar Daniel Corbella Programa de Pos-graduacao em Urbanismo,Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Urban climate, Urban planning, Thermal comfort indices, Outdoor thermal comfort

Resumo

O estudo da sensação de conforto térmico em espaços abertos deve ser entendido como primordial para o planejamento climaticamente adequado de áreas urbanas. Através do aumento da atratividade das áreas abertas e do incentivo às atividades ao ar livre, o planejamento urbano norteado pelas preferências térmicas da população torna-se um agente facilitador do uso desses espaços. O presente trabalho analisa a sensação térmica de moradores de Glasgow, Reino Unido, localizada em região temperada, comparando respostas obtidas por meio de entrevistas estruturadas a índices utilizados pela meteorologia (Wind Chill e THSW) e em estudos de conforto (PET e PMV). Os dados foram coletados em 19 campanhas de monitoramento, no período do inverno ao verão de 2011. Para a coleta de dados, foi utilizada uma estação Davis Vantage Pro2, contendo sensores de temperatura e umidade relativa, anemômetro e piranômetro. Foi confeccionado um termômetro de globo, utilizado para obtenção da temperatura radiante média (TRM), equipado com um data logger (Tinytag-TGP-4500). Os resultados indicam que os índices THSW e PET foram os que mais se aproximaram da resposta térmica dos entrevistados, podendo ser aplicados no entendimento das condições do clima na cidade e entorno de Glasgow.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Leite Krüger, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Católica de Petrópolis (1989), mestrado em Planejamento Energético pela COPPE/UFRJ Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), doutorado em Arquitetura pela Universität Hannover, Alemanha (1998) e pós-doutorado na Ben-Gurion University of the Negev, Israel (2006), estagio senior (CAPES) junto a Glasgow Caledonian University, Reino Unido (2011). Atualmente é Professor Adjunto de Nivel Superior da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, professor do Departamento Acadêmico de Construção Civil (UTFPR), professor pesquisador e coordenador da Linha de Pesquisa Tecnologia e Desenvolvimento do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia (UTFPR), professor pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (UTFPR), consultor ad hoc da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, da Fundação de Apoio a Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina, da Israel Science Foundation, do CNPq e da CAPES. Atua regularmente como revisor (referee) para os seguintes periódicos: Ambiente Construído, Applied Energy, Construction & Building Materials, Building & Environment, Energy & Buildings, Desalination & Water Treatment, Cities, Built-Environment Sri Lanka. Publicou 52 artigos em periódicos especializados e 142 trabalhos em anais de eventos. Possui 7 capítulos de livros e 1 livro publicado. Co-orientou 2 teses de doutorado, orientou 25 dissertações de mestrado (2 co-orientações), 4 bolsistas de iniciação científica e 15 trabalhos de conclusão de curso nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e Planejamento Urbano e Regional. Atua na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Conforto Ambiental.

Patricia Regina Chaves Drach, Programa de Pos-graduacao em Urbanismo,Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Santa Úrsula (1987) e doutorado em Modelagem Computacional - Laboratório Nacional de Computação Científica - LNCC/MCT (2007). Trabalha na área de Arquitetura e Urbanismo com ênfase em Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem computacional em arquitetura, estudo das variáveis de conforto (velocidade do ar e temperatura do ar), da dispersão de gases em ambientes internos, de ambientes construídos e da forma na arquitetura. Atualmente é pesquisadora de pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro - PROUR/FAU/UFRJ.

Rohinton Emmanuel, School of Engineering and Built Environment/Glasgow Caledonian University

Rohinton Emmanuel is a Reader in Sustainable Design and Construction and has over 20 years of teaching experience in Schools of Architecture and urban planning in the US, Sweden and Sri Lanka. As an Architect with urban design interests, he has pioneered the inquiry of urban climate change in tropical cities and has taught and consulted on climate, energy and environment sensitive design. His current teaching focuses on carbon management in the built environment and he leads a module in the area of carbon management. Rohinton is an elected member and Secretary to the Board of the International Association for Urban Climate Change; member of a World Meteorological Organisation Expert Team on Urban and Building Climatology and has worked on LEED certification for buildings. He currently leads European and internationally funded projects on next generation building sustainability assessment systems, sustainable building materials, energy performance in existing buildings and carbon management in the built environment. Other work includes a pioneering study on the urban microclimate of Glasgow and its energy and thermal comfort implications.

Oscar Daniel Corbella, Programa de Pos-graduacao em Urbanismo,Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Física, pelo Instituto de Física Balseiro, Bariloche, Argentina (1963), especialização em Física pelo Instituto de Matemática, Astronomía y Física, Universidad Nacional de Córdoba, Argentina (1966), especialização em Física pelo Istituto di Fisica Marconi, Università di Roma, Itália (1968), doutorado em Física no Instituto de Física Balseiro, Bariloche (1969) e pós-doutorado pelo International Centre for Theoretical Physics, UNESCO-IAEA (1981). Aposentado em 2005 como Professor Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro, atualmente é Professor Visitante (Titular) da UFRJ, ministrando aulas de pós-graduação em Urbanismo e Arquitetura, no PROURB/FAU/UFRJ. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo e fontes de energia não convencionais e renováveis. Na atualidade, atua principalmente nos seguintes temas: Urbanismo e Arquitetura e sua interação com o clima e a região, sustentabilidade e cidade, sustentabilidade de cidades novas e novas cidades, ambiente construído e eficiência energética.

Downloads

Publicado

03.01.2012

Como Citar

KRÜGER, E. L.; DRACH, P. R. C.; EMMANUEL, R.; CORBELLA, O. D. Estudo de conforto em espaços abertos em região de clima temperado: o caso de Glasgow, Reino Unido. Ambiente Construído, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 7–25, 2012. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/22900. Acesso em: 29 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>