Análise urbanística e diagnóstico de assentamentos precários: um roteiro metodológico

Autores

  • Maria Lucia Cavendish Cavalcanti Lima consultor independente
  • Nadia Somekh Universidade Presbiteriana Mackenzie

Palavras-chave:

análise urbanística, diagnóstico, urbanização de assentamentos precários, favelas

Resumo

A finalidade deste trabalho é destacar o papel instrumental da Análise Urbanística no diagnóstico urbanístico-ambiental de assentamentos precários, um arcabouço metodológico capaz de figurar, medir e avaliar as assimetrias que distinguem esses assentamentos da cidade formal. A metodologia na fase analítica adota uma estrutura temática que fixa os fatores de cuja variação depende um maior ou menor grau de qualidade de vida urbana nesses assentamentos e que, numa escala ascendente ou descendente, representam a erosão dos padrões e relações espaciais. O processo de síntese amarra as categorias de análise ordenando-as de forma espacializada e hierárquica em categorias de problemas. O método estabelece marcos de referência para avaliar o nível da transformação a ser produzida com as intervenções de urbanização, oferecendo uma referência para a tomada de posição entre extremos, que podem oscilar da consolidação do tecido existente até sua substituição – importantes dados de entrada tanto para o projeto como para o monitoramento das intervenções públicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Lucia Cavendish Cavalcanti Lima, consultor independente

Consultor independente para a formulação de Projetos, Planos e Diagnósticos Habitacionais com a utilização de metodologias integradas e participativas.

Nadia Somekh, Universidade Presbiteriana Mackenzie

PPGAU LAB URBA Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Universidade Presbiteriana Mackenzie

Rua da Consolação 896 prédio 9

São Paulo, SP.Brasil

CEP 01416-020

Tel 55 11 2114 83 13

Downloads

Publicado

11.03.2013

Como Citar

LIMA, M. L. C. C.; SOMEKH, N. Análise urbanística e diagnóstico de assentamentos precários: um roteiro metodológico. Ambiente Construído, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 109–127, 2013. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/34158. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos