Confiabilidade estrutural de uma ponte protendida de madeira considerando o tráfego real

Autores

  • Andrés Batista Cheung Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Ricardo de Mello Scaliante Departamento Nacional de Infra-estruturar de Transportes (DNIT)
  • Malton Lindquist Laboratório de Madeiras e de Estruturas de Madeira (LaMEM – EESC - USP)
  • André Luis Christoforo Universidade Federal de São Carlos
  • Carlito Calil Junior Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP)

Palavras-chave:

Pontes de madeira, Protensão, Confiabilidade

Resumo

As pontes protendidas de madeira consistem em sistemas estruturais alternativos, mais leves do que as pontes tradicionais, e apresentam grande rigidez e facilidade de montagem. No Brasil a primeira ponte protendida de madeira foi projetada e construída sobre o Rio Monjolinho, em São Carlos, SP. A confiabilidade desse tipo de estrutura é um dos pontos de maior preocupação técnica, embora essa forma de avaliação ainda não seja utilizada em projetos de pontes de madeira. Este trabalho objetivou avaliar a confiabilidade estrutural do sistema laminado protendido de madeira da ponte projetada sobre o Rio Monjolinho, com foco especial na resistência à flexão e na perda de protensão do sistema, considerando-se para tanto um conjunto variado de trens-tipo. O tabuleiro foi avaliado como uma viga equivalente, baseado no comportamento de placa ortotrópica, e para verificar a segurança da ponte um estudo de confiabilidade foi realizado considerando ações reais obtidas por meio dos dados da concessionária Centrovias. Os resultados das análises de confiabilidade revelaram que a ponte protendida de madeira apresentou índices de confiabilidade compatíveis para a maioria dos carregamentos simulados do tráfego, embora para alguns tipos de caminhões a ponte tenha apresentado índices de confiabilidade abaixo do recomendado pelas normas internacionais.

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Biografia do Autor

Andrés Batista Cheung, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia (FAENG)

Estruturas de Madeira e Métodos Numéricos

Ricardo de Mello Scaliante, Departamento Nacional de Infra-estruturar de Transportes (DNIT)

Estruturas de Madeira

Malton Lindquist, Laboratório de Madeiras e de Estruturas de Madeira (LaMEM – EESC - USP)

Estruturas de Madeira e Métodos Numéricos

André Luis Christoforo, Universidade Federal de São Carlos

Departamento de Engenharia Civil

Madeira, estruturas, materiais compósitos, métodos numéricos

Carlito Calil Junior, Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP)

Departamento de Engenharia de Estruturas

Estruturas de Madeira

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Publicado

20.01.2017

Como Citar

CHEUNG, A. B.; SCALIANTE, R. de M.; LINDQUIST, M.; CHRISTOFORO, A. L.; CALIL JUNIOR, C. Confiabilidade estrutural de uma ponte protendida de madeira considerando o tráfego real. Ambiente Construído, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 221–232, 2017. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/57128. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos

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