Análise paramétrica de chaminés solares visando à otimização de desempenho em climas típicos do território brasileiro

Autores

  • Leticia de Oliveira Neves UNICAMP
  • Fernando Marques da Silva LNEC/ Portugal

Palavras-chave:

ventilação natural, efeito chaminé, chaminé solar, análise paramétrica

Resumo

Uma das principais estratégias de resfriamento passivo de edificações é a ventilação natural, que pode ocorrer tanto por ação dos ventos como por efeito chaminé. A segunda opção é mais eficaz em situações em que a velocidade do vento é sensivelmente reduzida pelos obstáculos locais, como ocorre no interior da malha urbana, por exemplo. Este artigo tem por objetivo investigar o potencial de chaminés solares para promover a ventilação natural em edificações de baixa altura, localizadas em climas típicos do território brasileiro. Para isso, realizou-se uma análise dos efeitos da variação de diferentes parâmetros geométricos e construtivos do sistema para uma cidade representativa de cada zona bioclimática brasileira. Os parâmetros incluíram espessura do canal de ar, comprimento da chaminé e inclinação e tipo de vidro utilizado no coletor solar. Incluiu-se também uma análise comparativa entre chaminés com e sem coletor solar, ambas com a mesma configuração geométrica. Os resultados obtidos indicam a aplicabilidade da chaminé solar para promover a ventilação natural nas cidades analisadas e permitem identificar os parâmetros e valores que otimizam o desempenho do conjunto para cada caso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leticia de Oliveira Neves, UNICAMP

Docente do Departamento de Arquitetura e Construção da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Fernando Marques da Silva, LNEC/ Portugal

Investigador auxiliar do Departamento de Estruturas do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) de Lisboa, Portugal.

Downloads

Publicado

02.12.2016

Como Citar

NEVES, L. de O.; SILVA, F. M. da. Análise paramétrica de chaminés solares visando à otimização de desempenho em climas típicos do território brasileiro. Ambiente Construído, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 163–182, 2016. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/63331. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Conforto e Eficiência Energética no Ambiente Construído