Componentes de condução da luz natural em edifícios multifamiliares: análise de um código de obras

Autores

  • Guilherme Nóbrega de Castro Universidade Federal da Paraíba
  • Solange Maria Leder
  • Luiz Bueno da Silva
  • Erivaldo Lopes de Souza

Palavras-chave:

Iluminação natural, componentes de condução da luz, código de edificações.

Resumo

O uso da luz natural como fonte de iluminação, além dos impactos positivos no bem-estar físico e mental do homem, possui vantagens econômicas. Estas, contudo, dependem da obtenção do nível de iluminação requerido para a tarefa. Neste estudo, o potencial de aproveitamento da luz natural foi analisado considerando-se as dimensões mínimas de sistemas de iluminação natural permitidas para ambientes residenciais, tendo como critério o Código de Obras da cidade de João Pessoa. Os sistemas de iluminação natural analisados consistem em componentes de passagem com componentes de condução. Simulação computacional feita com o software Daysim foi adotada para analisar o comportamento da luz natural. Realizaram-se 480 simulações para cinco ambientes, associando três variáveis no componente de condução: peitoril transparente e opaco (i), componente de condução saliente e encravado (ii), cinco profundidades (iii) a três variáveis do entorno: máxima ocupação do solo (i), duas alturas de pavimento (ii), quatro orientações (iii). Os parâmetros de análise foram: iluminância natural útil (INU) e autonomia da luz natural (ALN). Com os resultados, percebe-se que os limites mínimos dos critérios do Código não favorecem o aproveitamento da iluminação natural: 40% dos modelos simulados apresentam iluminação natural insuficiente. Os ambientes iluminados através de janelas altas têm os piores resultados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Nóbrega de Castro, Universidade Federal da Paraíba

Guilherme Nóbrega de Castro é graduado em Arquitetura e Urbanismo (2009) e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) (2013). Foi professor do curso de Arquitetura e Urbanismo das Faculdades Integradas de Patos (FIP) (2014). Trabalhou no escritório de arquitetura PLOTA MAIS (2010 - 2011). Foi estagiário da Coordenadoria de Proteção dos Bens Culturais e Artísticos de João Pessoa - PB (PROBECH atual COPAC), vinculada a Secretaria do Planejamento da Prefeitura Municipal de João Pessoa (2009 - 2010) e do escritório FCABRAL Arquitetutra (2007 - 2008).

Downloads

Publicado

14.04.2015

Como Citar

CASTRO, G. N. de; LEDER, S. M.; SILVA, L. B. da; SOUZA, E. L. de. Componentes de condução da luz natural em edifícios multifamiliares: análise de um código de obras. Ambiente Construído, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 25–45, 2015. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/50172. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)