Utilização de um modelo analítico para a implementação de um método inovador para o ensino de iluminação natural em Arquitetura

Autores

  • Veridiana Atanasio Universidade Federal de Santa Catarina
  • Fernando Oscar Ruttkay Pereira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Alice Theresinha Cybis Pereira Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Iluminação, Ambiente Virtual de Aprendizagem, Modelo Analítico

Resumo

As considerações a respeito da iluminação natural influenciam todo o processo de projeto e devem incorporar tanto quesitos conceituais e estéticos quanto técnicos. Apesar do avanço em pesquisas e aparatos tecnológicos surgidos nas últimas décadas, nota-se que existem barreiras que dificultam a aplicação desse avanço no projeto arquitetônico de modo satisfatório. Estudos recentes têm apontado como uma das principais barreiras a falta de adequada compreensão do fenômeno da luz. Objetiva-se com este trabalho desenvolver um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), um método de ensino inovador, visando a promover a compreensão do aluno sobre o fenômeno da iluminação no que se refere à propagação da luz e às modificações desta geradas pelas principais variáveis arquitetônicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

28.04.2008

Como Citar

ATANASIO, V.; PEREIRA, F. O. R.; PEREIRA, A. T. C. Utilização de um modelo analítico para a implementação de um método inovador para o ensino de iluminação natural em Arquitetura. Ambiente Construído, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 129–142, 2008. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/3746. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>