Impactos de medidas de conservação de energia propostas no PBE Edifica para o nível de eficiência energética de envoltórias de um edifício naturalmente condicionado

Autores

  • Natália Kokumai Nakamura Universidade Federal de Viçosa
  • Liliane Fernandes Maciel Universidade Federal de Viçosa
  • Joyce Correna Carlo Universidade Federal de Viçosa

Palavras-chave:

medidas de conservação de energia, simulação, RTQ-C.

Resumo

Na versão de 2010, os Requisitos Técnicos da Qualidade do Nível de Eficiência Energética de Edifícios Comerciais de Serviços e Públicos (RTQ-C) apresentam características para avaliação que não foram quantificadas, tendo sido desenvolvidas conceitualmente. O objetivo deste artigo é avaliar esses impactos por meio da simulação de um edifício naturalmente condicionado, utilizado para esta pesquisa, com a aplicação de medidas de conservação de energia: parede envidraçada com câmara de ar e alvenaria, brises triangulares, brises horizontais paralelos à fachada, aberturas zenitais, absortância das paredes externas, todos comparados com um caso-base, um edifício sem proteções solares. A simulação no EnergyPlus forneceu temperaturas operativas cujos limites de conforto foram determinados de acordo com a ASHRAE Standard 55. O caso-base apresentou nível de eficiência B, e a alternativa com parede envidraçada com câmara de ar e alvenaria, com fator solar de 0,83, apresentou nível de eficiência A; todas as demais apresentaram nível de eficiência B, devido ao desconforto por frio na zona bioclimática 3. A alternativa com brises horizontais paralelos à fachada, com aletas de 25 cm, apresentou o menor equivalente numérico. Percebeu-se a necessidade de mensuração de variáveis similares em outros modelos de edifícios naturalmente condicionados e para outras localidades pertencentes à zona bioclimática, a fim de confirmar as potencialidades e limitações de tais medidas no RTQ-C.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natália Kokumai Nakamura, Universidade Federal de Viçosa

Departamento de Arquitetura e Urbanismo

Liliane Fernandes Maciel, Universidade Federal de Viçosa

Departamento de Arquitetura e Urbanismo

Joyce Correna Carlo, Universidade Federal de Viçosa

Departamento de Arquitetura e Urbanismo

Downloads

Publicado

17.07.2013

Como Citar

NAKAMURA, N. K.; MACIEL, L. F.; CARLO, J. C. Impactos de medidas de conservação de energia propostas no PBE Edifica para o nível de eficiência energética de envoltórias de um edifício naturalmente condicionado. Ambiente Construído, [S. l.], v. 13, n. 4, p. 105–119, 2013. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/35912. Acesso em: 19 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)