Procedimentos estimativos do potencial de uso de chaminés solares para promover a ventilação natural em edificações de baixa altura

Autores

  • Leticia de Oliveira Neves Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  • Maurício Roriz Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Palavras-chave:

Chaminé solar, Ventilação natural, Efeito chaminé, Energia solar

Resumo

A ventilação natural é uma das estratégias mais importantes para o condicionamento térmico passivo de ambientes internos de edificações, podendo ocorrer pela ação dos ventos, pelo efeito chaminé ou pela combinação de ambos. Em áreas urbanizadas, a velocidade do vento é sensivelmente reduzida pelos obstáculos locais, tornando o efeito chaminé uma alternativa de projeto mais viável, pois independe dos ventos. Este artigo tem por objetivo apresentar e discutir procedimentos estimativos do potencial de uso de chaminés solares para edificações de baixa altura, localizadas em regiões de baixa latitude. Desenvolveram-se previsões teóricas, através de um modelo matemático e de simulação computacional. Realizou-se um processo de calibração destes modelos, utilizando como referência os resultados do monitoramento experimental de uma célula de teste. O processo baseou-se na análise comparativa de algumas variáveis selecionadas, considerando-se dados de temperatura superficial, temperatura do ar e vazão volumétrica no interior da chaminé. Os resultados indicaram que os modelos teóricos têm potencial de aplicação na avaliação do desempenho de chaminés solares, especialmente o modelo de simulação, em que foram observadas diferenças inferiores a 20% entre resultados medidos e calculados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leticia de Oliveira Neves, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Arquiteta, formada pela Universidade de São Paulo, campus de São Carlos (2003), mestre em Arquitetura e Urbanismo também pela Universidade de São Paulo (2006). Doutoranda em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas.

Maurício Roriz, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Arquiteto, formado pela Universidade Católica de Goiás (1973), mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1987) e doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1996). Professor associado da Universidade Federal de São Carlos e pesquisador da Universidade Estadual de Campinas.

Downloads

Publicado

06.03.2012

Como Citar

NEVES, L. de O.; RORIZ, M. Procedimentos estimativos do potencial de uso de chaminés solares para promover a ventilação natural em edificações de baixa altura. Ambiente Construído, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 177–192, 2012. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/23435. Acesso em: 29 mar. 2024.