Arquitetura inclusiva: experiência de projeto colaborativo

Autores

Palavras-chave:

Projeto em Arquitetura e Urbanismo, Pessoa com Deficiência Visual, Parâmetros, Projetos Colaborativos, Maquete tátil

Resumo

Este artigo apresenta o uso de projeto colaborativo (PC) em arquitetura como forma de inclusão social de pessoas com deficiência visual (PcDV), por meio de uma parceria entre uma associação de cegos (comunidade) e programa de pós-graduação em arquitetura e urbanismo (instituição de ensino superior). Este artigo mostra resultados de uma ação de codesign, que irá subsidiar o objetivo do projeto de pesquisa mais amplo que visa definir métodos, técnicas e ferramentas de codesign aplicadas à inclusão das PcDV no processo de projeto de arquitetura, urbanismo, paisagismo e interiores. A pesquisa relata duas etapas de um PC: desenvolvimento do projeto de interiores da sala de espera/recepção e da área externa para convívio e lazer (com os adultos da associação), e elaboração de dois brinquedos para esses espaços (com as crianças da associação). Focus group, interação com maquete tátil e passeios acompanhados são os métodos. Os resultados demonstram a importância de PC como forma de inclusão das PcDV, aumentando o bem-estar e a autoestima dos usuários à medida que estes participam efetivamente da criação do ambiente no qual estão inseridos e conseguem sair da zona passiva, que normalmente se encontram no processo de projeto em arquitetura.

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Biografia do Autor

Andréa Quadrado Mussi, Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo IMED Rua Senador Pinheiro, 304 Passo Fundo/RS CEP 99070 - 220

Andréa Quadrado Mussi, PhD. Professora e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Escola Politécnica da IMED, Passo Fundo, PPGARQ / IMED.

Luísa Batista de Oliveira Silva, Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo IMED Rua Senador Pinheiro, 304 Passo Fundo/RS CEP 99070 - 220

Arquiteta e Urbanista, mestranda do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo IMED

Elvira Maria Vieira Lantelme, Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil IMED Rua Senador Pinheiro, 304 Passo Fundo/RS CEP 99070 - 220

Doutora em engenharia. Professora e pesquisadora do programa de pos-graduação em engenharia da Escola Politecnica, PPGENC, IMED.

Sara Rossato de Cesaro, Escola Politécnica Curso de Arquitetura e Urbanismo IMED Rua Senador Pinheiro, 304 Passo Fundo/RS CEP 99070 - 220

Estudante Arquitetura e Urbanismo IMED

Luísa Fernanda Nercolino Deon, Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil IMED Rua Senador Pinheiro, 304 Passo Fundo/RS CEP 99070 - 220

Arquiteta e Urbanista, mestranda do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo IMED

Daiara Iasmin Rodrigues, Escola Politécnica Curso de Arquitetura e Urbanismo IMED Rua Senador Pinheiro, 304 Passo Fundo/RS CEP 99070 - 220

Bolsista de Iniciação Tecnológica e Inovação CNPq/IMED

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Publicado

07.10.2020

Como Citar

MUSSI, A. Q.; SILVA, L. B. de O.; LANTELME, E. M. V.; CESARO, S. R. de; DEON, L. F. N.; RODRIGUES, D. I.; SILVA, T. L. da. Arquitetura inclusiva: experiência de projeto colaborativo. Ambiente Construído, [S. l.], v. 20, n. 4, p. 367–386, 2020. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/98816. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos

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