Arquitetura, manutenção e segurança de ambientes escolares: um estudo aplicativo de APO

Autores

  • Sheila Walbe Ornstein Universidade de São Paulo
  • Cláudia Alonso Martins

Palavras-chave:

Avaliação pós-ocupação, Escolas, Segurança, Manutenção

Resumo

Este estudo procura estabelecer algumas relações entre a qualidade do projeto arquitetônico e o desempenho no decorrer do uso de 24 escolas de 1º e 2º graus situadas na Grande São Paulo, projetadas e construídas a partir de 1945. Como procedimento metodológico, adota a Avaliação Pós-Ocupacão (APO), ou seja, leva em consideração a avaliação técnica de desempenho e o nível de satisfação dos usuários. Conclui pela necessidade de se levar em consideração a manutenção e a segurança a nível de projeto e que esta pode ocorrer com a participação dos futuros usuários. Por outro lado, constata-se que os usuários também podem participar dos programas de manutenção preventiva das escolas em funcionamento. Neste processo realimentador, verifica-se o potencial da APO na geração de banco de dados sobre edificações repetitivas e padronizadas como as escolas, o qual poderá conter indicadores de controle de qualidade úteis aos diversos agentes envolvidos no processo.

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Como Citar

ORNSTEIN, S. W.; MARTINS, C. A. Arquitetura, manutenção e segurança de ambientes escolares: um estudo aplicativo de APO. Ambiente Construído, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 7–18, 2008. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/3308. Acesso em: 28 mar. 2024.

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