Concreto autoadensável ecoeficiente com baixo consumo de cimento

Autores

  • Lucas da Silva Barboza UNASP
  • Izabella Sant'ana Storch UFSCar
  • Fernando Menezes de Almeida Filho UFSCar

Palavras-chave:

Baixo consumo de cimento, concreto autoadensável, sustentabilidade, CO2.

Resumo

Concretos autoadensáveis devem apresentar simultaneamente fluidez e coesão, sem a presença de exsudação e segregação. Essas características necessárias do concreto no estado fresco, comumente, só são possíveis mediante altos teores de finos e, por consequência, maior consumo de cimento na produção. A consolidação desse material tem instigado a busca de soluções para reduzir o consumo de cimento e emissões de CO2. Visando a uma contribuição para a sustentabilidade ambiental e a indústria de cimento, esta pesquisa verificou a viabilidade técnica e econômica do concreto autoadensável com baixo consumo de cimento. As densidades dos concretos foram determinadas, assim como sua resistência à compressão e tração por compressão na diametral. Foram analisados três concretos com o consumo de cimento reduzido e um concreto de referência. As relações água/cimento, fíler calcário/cimento e sílica ativa/cimento foram mantidas constantes, enquanto o consumo de cimento variou entre 434,00 kg/m³ e 325,50 kg/m³, obtendo-se, assim, redução de até 25% do consumo de cimento. Os resultados obtidos mostraram que é viável a produção de concretos autoadensáveis com baixo consumo de cimento com garantia da qualidade de suas propriedades mecânicas, com reduções aproximadamente de custos e de emissão de CO2 de 6% e 19% respectivamente em relação ao concreto de referência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas da Silva Barboza, UNASP

Doutor em Estruturas e Construção Civil pela Universidade Federal de São Carlos (2018), Mestre em Estruturas e Construção Civil também pela Universidade Federal de São Carlos (2016), Pós graduado em Docência Universitária pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (2014) e Bacharel em Engenharia Civil também pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (2013). Atualmente é professor do Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP - campus Engenheiro Coelho). Tem estudos realizados na área de Sistemas estruturais, estruturas e materiais de construção civil, atuando principalmente nos seguintes temas: concreto com baixo consumo de cimento, concreto autoadensável e concreto de alta resistência. Durante o período de experiência no magistério superior, tem sido responsável por disciplinas nas áreas de estruturas e construção civil. 

Izabella Sant'ana Storch, UFSCar

Doutoranda em Estruturas e Construção Civil pela Universidade Federal de São Carlos, Mestre em Estruturas e Construção Civil também pela Universidade Federal de São Carlos (2018) e Bacharel em Engenharia Civil pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (2015). Estuda estruturas e materiais de construção civil, atuando principalmente no desenvolvimento de pesquisa de Concreto Autoadensável com Baixo Consumo de Cimento (CAABCC) e no estudo de aderência do CAABCC com a barra de aço.

Fernando Menezes de Almeida Filho, UFSCar

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (1998), especialização em Engenharia de Estruturas pela Universidade de Fortaleza (2000), mestrado em Engenharia de Estruturas pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Engenharia de Estruturas pela Universidade de São Paulo (2006) e pós-doutorado em Engenharia de Estruturas pela Universidade de São Paulo (2010). Foi engenheiro do laboratório NETPre - Núcleo de Estudos e Tecnologia em Pré-moldados de concreto na UFSCar no período de 2009 a 2011. Atualmente, é professor do curso de engenharia civil da Universidade Federal de São Carlos com ênfase em Estruturas de Concreto, atuando principalmente nos seguintes temas: Estruturas de concreto, concreto protendido, concretos engenhados, análise experimental, aderência aço-concreto, mecânica das estruturas e simulações numéricas. Ainda, como linhas de pesquisa de interesse, destacam-se: Estruturas de pontes e estrutura de edifícios altos.

Downloads

Publicado

08.05.2020

Como Citar

BARBOZA, L. da S.; STORCH, I. S.; ALMEIDA FILHO, F. M. de. Concreto autoadensável ecoeficiente com baixo consumo de cimento. Ambiente Construído, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 59–71, 2020. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/89799. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos