Quebra do grão em Resíduos de Construção Civil (RCC) induzida pelo processo de compact

Autores

  • Nathália Marques da Silva Universidade Estadual de Maringá
  • Heloisa Yukie Ishida Universidade Estadual de Maringá
  • Juliana Azoia Lukiantchuki Universidade Estadual de Maringá
  • Jeselay Hemetério Cordeiro dos Reis Universidade Estadual de Maringá
  • Christopher Fonseca da Silva Universidade Estadual de Maringá

Palavras-chave:

Resíduos de construção e demolição, quebra dos grãos, compactação

Resumo

Nas últimas décadas a geração de resíduos de construção civil (RCC) tornou-se um fator relevante em todo o mundo. Dessa forma, é cada vez mais importante o reaproveitamento desse material, sobretudo em obras de grande consumo, tais como as obras rodoviárias. No entanto, a aplicação desses resíduos depende do conhecimento das propriedades químicas e mecânicas do material. Entre esses parâmetros destaca-se que a susceptibilidade à quebra do grão é de fundamental importância. Isso porque esse parâmetro influencia diretamente no comportamento do material através da resistência e da permeabilidade. O presente trabalho avaliou a quebra do grão em RCC induzida pelo processo de compactação através da aplicação das energias normal e modificada. Para isso o material foi dividido em frações com granulometrias diferentes. Dessa forma, foi analisada a influência da energia, do tamanho do grão, da mineralogia, do teor de umidade e da densidade da amostra. Os resultados indicaram que a ocorrência da quebra do grão está diretamente relacionada com a constituição mineralógica, observando-se que a maior fração estudada foi aquela que sofreu a menor quebra dos grãos. Adicionalmente, os resultados indicaram que a densidade de compactação da amostra também possui significativa influência no processo de quebra dos grãos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Azoia Lukiantchuki, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Maringá (UEM - 2004), Mestrado (2007) e Doutorado (2012) em Geotecnia pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP). Realizou doutorado sanduíche na University of British Columbia (UBC - Vancouver), sob a orientação do professor John A. Howie. Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual de Maringá (PR), Departamento de Engenharia Civil (DEC), responsável pelas disciplinas de Laboratório de Mecânica dos Solos e Obras de Terra para o Curso de Engenharia Civil e Geotecnia Ambiental Aplicada a Áreas Urbanas para o curso de Pós Graduação em Engenharia Urbana . Realizou estágio de Pós-Doutorado no Programa de Pós Graduação de Engenharia Civil da COPPE/UFRJ, sob a supervisão do Prof. Dr. Márcio de Sousa Soares de Almeida, onde desenvolveu um projeto de pesquisa relacionado a modelagem de interação solo-riser na região TDP através da realização de ensaios centrífugos. Possui experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Geotecnia, Geotecnia ambiental e Ensaios de Campo, atuando nos seguintes temas: propriedades geotécnicas de solos naturais e compactados, melhoria de solos através de misturas de solo-cimento, solo-bentonita e solo-fibra, comportamento de resíduos e construção e demolição para fins de pavimentação, interpretação e medidas de energia no ensaio SPT.

Downloads

Publicado

20.12.2017

Como Citar

SILVA, N. M. da; ISHIDA, H. Y.; LUKIANTCHUKI, J. A.; REIS, J. H. C. dos; SILVA, C. F. da. Quebra do grão em Resíduos de Construção Civil (RCC) induzida pelo processo de compact. Ambiente Construído, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 281–298, 2017. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/67550. Acesso em: 29 mar. 2024.