Condições de conforto térmico e QAI em salas de aula naturalmente ventiladas durante a pandemia de Covid-19

Autores

Palavras-chave:

Qualidade do ar interior (QAI), Conforto térmico, Ventilação natural, Edificação escolar, COVID-19

Resumo

Para a obtenção de boas condições de conforto térmico e qualidade do ar interior (QAI) em salas de aula naturalmente ventiladas, devem-se garantir taxas de renovação do ar adequadas. Em 2020, esta questão tornou-se especialmente relevante devido à pandemia de Covid-19, já que pode contribuir para a redução do potencial de transmissão de doenças respiratórias. O objetivo deste estudo é avaliar as condições de conforto térmico e QAI de uma sala de aula naturalmente ventilada a fim de identificar cenários que contribuam, simultaneamente, para a redução do risco de disseminação do vírus SARS-CoV-2 e para a manutenção do conforto térmico dos usuários. Variáveis climáticas foram monitoradas em uma sala de aula antes e durante a pandemia de Covid-19 e um modelo de simulação foi calibrado. Cenários variando o número de ocupantes e a taxa de renovação do ar foram simulados a fim de avaliar o impacto dessas variáveis na concentração de CO2, na probabilidade de infecção e na temperatura operativa interna. O melhor cenário apresentou uma redução de 42% na concentração de CO2 e 33% na probabilidade de infecção e um aumento de 60% nas horas ocupadas em conforto, se comparado ao pior cenário. No entanto, as estratégias adotadas devem ser analisadas para cada situação, assim como os riscos e os benefícios para os ocupantes da sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Brumer Franceschini, Universidade Estadual de Campinas

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Arquitetura, Tecnologia e Cidade da Universidade Estadual de Campinas

Iara Nogueira Liguori

Mestra em Arquitetura, Tecnologia e Cidade

Leticia de Oliveira Neves, Universidade Estadual de Campinas

Professora Doutora do Departamento de Arquitetura e Construção da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Campinas

Downloads

Publicado

12.09.2022

Como Citar

FRANCESCHINI, P. B. .; LIGUORI, I. N. .; NEVES, L. de O. . Condições de conforto térmico e QAI em salas de aula naturalmente ventiladas durante a pandemia de Covid-19. Ambiente Construído, [S. l.], v. 22, n. 4, 2022. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/119814. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Edição especial ENCAC