Análise de desconforto térmico local em ambientes cirúrgicos com o uso de manequim, medição de variáveis ambientais e avaliação subjetiva

Autores

  • Victor Barbosa Felix Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Escola Politécnica Universidade de São Paulo
  • Marcelo Luiz Pereira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Campus São José
  • Danilo de Moura Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Escola Politécnica Universidade de São Paulo
  • Arlindo Tribess Departamento de Engenharia Mecânica, Escola Politécnica Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Desconforto térmico local, Manequins, Temperaturas equivalentes, Avaliação subjetiva, Ambientes cirúrgicos

Resumo

Na avaliação de conforto térmico em ambientes interiores não basta analisar as condições de conforto para o corpo como um todo, pois há a necessidade de se analisar também as condições de desconforto térmico local. Em ambientes complexos, tais como os ambientes cirúrgicos, onde os membros da equipe cirúrgica ocupam diferentes posições no ambiente e desempenham atividades distintas, a análise de condições de desconforto térmico local torna-se ainda mais premente. No presente trabalho foram analisadas condições de desconforto térmico local devido a assimetrias da temperatura radiante, diferença vertical de temperatura do ar e risco de correntes de ar utilizando manequim, medição de variáveis ambientais e avaliação subjetiva. Resultados da avaliação subjetiva mostraram níveis de insatisfação de até 35 % dos anestesistas e enfermeiros com correntes de ar e de até 85% dos cirurgiões com o calor do foco cirúrgico. Resultados similares foram obtidos a partir da medição de variáveis ambientais e com o uso de manequim. Estes resultados ressaltam ainda mais a grande dificuldade de se prover condições de conforto térmico neste tipo de ambiente. Entretanto, a utilização de diferentes ferramentas de análise pode auxiliar na busca de se prover condições de conforto térmico as melhores possíveis para todos os membros da equipe cirúrgica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Victor Barbosa Felix, Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Escola Politécnica Universidade de São Paulo

Marcelo Luiz Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Campus São José

Danilo de Moura, Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Escola Politécnica Universidade de São Paulo

Arlindo Tribess, Departamento de Engenharia Mecânica, Escola Politécnica Universidade de São Paulo

Downloads

Publicado

06.03.2012

Como Citar

FELIX, V. B.; PEREIRA, M. L.; MOURA, D. de; TRIBESS, A. Análise de desconforto térmico local em ambientes cirúrgicos com o uso de manequim, medição de variáveis ambientais e avaliação subjetiva. Ambiente Construído, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 115–129, 2012. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/23558. Acesso em: 28 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)