Estudo comparativo da qualidade da água da chuva coletada em telhado com telhas de concreto e em telhado verde para usos não potáveis

Autores

  • Celimar Azambuja Teixeira UTFPR
  • Marcel Aramis Budel Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Karina Querne de Carvalho Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Stella Maris da Cruz Bezerra Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
  • Enedir Ghisi Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

, água da chuva, aproveitamento, materiais para telhado, telhas de concreto, telhado verde, Anova.

Resumo

Este artigo apresenta uma comparação da qualidade da água da chuva coletada em telhado inclinado com telhas de concreto (residência 1) e cobertura plana e vegetada (residência 2), indicada como telhado verde. Os objetivos desta investigação foram: (1) analisar a qualidade da água da chuva captada nas duas coberturas, com base nos parâmetros da NBR 15527 (ABNT, 2007) e (2) fazer acompanhamento da qualidade da água armazenada para verificar eficiência e comportamento dos dois telhados. Este estudo foi desenvolvido em Curitiba, PR, onde é obrigatório o aproveitamento da água da chuva em novas construções desde o ano de 2007. A água da chuva captada no telhado com telhas de concreto apresentou menores valores para turbidez e demanda química de oxigênio na maioria dos resultados (oito e sete amostras, respectivamente). O telhado verde contribuiu para a diminuição da acidez natural da água da chuva. Não foram atendidos os parâmetros microbiológicos estabelecidos na NBR 15527 (ABNT, 2007) em nenhuma das amostras coletadas. Apesar de a qualidade da água da chuva não atender todos os parâmetros indicados na NBR 15527 (ABNT, 2007), essa água vem sendo aproveitada nas residências para limpeza de calçadas, irrigação de jardim e descarga em bacias sanitárias, sem indicação de inconvenientes pelos moradores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Celimar Azambuja Teixeira, UTFPR

Professora Associada da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Engenheira Civil, Mestre e Doutora em Engenharia Hidráulica e Sanitária. 

Atuando na graduação e na pós-graduação.

Marcel Aramis Budel, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Arquiteto pela PUC-PR e Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Karina Querne de Carvalho, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Engenheira Civil, Mestre e Doutora em Engenharia Sanitária.

Atuando na graduação e na pós-graduação.

Stella Maris da Cruz Bezerra, Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Engenheira Civil, Mestre em Engenharia Sanitária e Ph.D. pela University of Guelph.

Enedir Ghisi, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor da Universidade Federal de Santa Catarina.

Engenheiro Civil, Mestre e Ph.D. em Engenharia civil.

Atuando na graduação e na pós-graduação. 

Downloads

Publicado

20.01.2017

Como Citar

TEIXEIRA, C. A.; BUDEL, M. A.; CARVALHO, K. Q. de; BEZERRA, S. M. da C.; GHISI, E. Estudo comparativo da qualidade da água da chuva coletada em telhado com telhas de concreto e em telhado verde para usos não potáveis. Ambiente Construído, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 135–155, 2017. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/61153. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>