Utilização de recursos da tecnologia da informação para qualificação de trabalhadores da construção civil em leitura e interpretação de plantas

Autores

  • Airton Cattani Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Formação profissional, Leitura de plantas, Educação à distância, EAD

Resumo

As atuais tecnologias de informação e comunicação têm oferecido múltiplas possibilidades de ação quando aplicadas à educação. No entanto, suas diversas aplicações costumam ocorrer em ambientes de ensino/aprendizagem usuais (escolas, universidades, centros de estudo e pesquisa), sendo utilizados por usuários para os quais o estudo é sua principal atividade. O objetivo deste trabalho é apontar as possibilidades oferecidas pela telemática como ferramenta de formação profissional de trabalhadores da construção civil, cujo acesso a esses recursos em geral é difícil. Empregando uma abordagem interdisciplinar, envolvendo arquitetura, engenharia, educação, psicologia e informática, são apresentados os princípios teóricos e os resultados obtidos na implementação de um experimento informático/telemático destinado à capacitação de trabalhadores da construção civil em leitura e interpretação de plantas arquitetônicas

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

15.04.2008

Como Citar

CATTANI, A. Utilização de recursos da tecnologia da informação para qualificação de trabalhadores da construção civil em leitura e interpretação de plantas. Ambiente Construído, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 83–92, 2008. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/3444. Acesso em: 28 mar. 2024.