O conteúdo da estratégia de produção: uma adaptação para a construção de edificações

Autores

  • José de Paula Barros Neto Universidade Federal do Ceará
  • Carlos Torres Formoso Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Jaime Evaldo Fensterseifer

Palavras-chave:

Pequenas empresas, Estratégia de produção, Construção habitacional

Resumo

As empresas de construção habitacional tradicionalmente são dirigidas com base em decisões estratégicas tomadas a partir da experiência e intuição de seus dirigentes. Isto faz com que as empresas invistam pouco em processos formais de planejamento estratégico e tenham uma posição competitiva reativa em relação ao mercado. Quando se trata da função produção, a visão operacional e de curto prazo é ainda mais enfatizada, resultando, algumas vezes, em erros de investimentos que podem comprometer a sobrevivência financeira da empresa. Diante disso, este artigo pretende discutir a formulação de estratégias de produção na construção de edificações, dando ênfase à adaptação dos conceitos relacionados ao conteúdo estratégico como forma de despertar o setor para a importância estratégica da produção. Este trabalho está baseado em estudos de caso realizados em pequenas empresas de construção do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

14.04.2008

Como Citar

BARROS NETO, J. de P.; FORMOSO, C. T.; FENSTERSEIFER, J. E. O conteúdo da estratégia de produção: uma adaptação para a construção de edificações. Ambiente Construído, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 39–52, 2008. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/3410. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < > >>