Arranjos espaciais e especificações técnicas para ambientes de aprendizagem adequados a práticas educacionais com blended learning

Autores

  • Thaisa Sampaio Sarmento Universidade Federal de Alagoas
  • Vilma Villarouco Universidade Federal de Pernambuco
  • Alex Sandro Gomes Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

Ambiente de aprendizagem, Especificações técnicas, Blended Learning

Resumo

Os sistemas educacionais no Brasil renovam-se para se adequar a padrões internacionais de qualidade em educação. Esse é um esforço grande frente aos problemas de diferentes naturezas encontrados na rede pública de escolas brasileiras, que deveria funcionar em plenas condições de infraestrutura física, recursos humanos, didáticos e digitais. Ações de modernização das estratégias educacionais por meio da adoção de tecnologias da informação e comunicação (TICs) apontam para a tendência de implantação da educação híbrida, ou blended learning, em sistemas tradicionais de ensino. Diante disso, esta pesquisa discute os leiautes padrões de ambientes de aprendizagem propostos em referências nacionais e as inovações sugeridas em estudos científicos sobre ambientes de aprendizagem inovadores, no Brasil e no exterior. A pesquisa é de cunho qualitativo, e seu paradigma é o design science research associado a métodos de avaliação e de projeto ergonômico para o ambiente construído. Os resultados apontam para o desenvolvimento de propostas inovadoras de arranjos espaciais de ambientes de aprendizagem, nos quais foram aplicados conceitos de flexibilidade para atender às múltiplas formas de aprendizagem, aplicando dimensionamento ergonômico e especificações técnicas de elementos construtivos, de sistemas e de condicionamento ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thaisa Sampaio Sarmento, Universidade Federal de Alagoas

Arquiteta e Urbanista e Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL, Doutora em Design pela UFPE. Docente da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFAL. Atua na área de Design de Interiores e Ergonomia do Ambiente Construído

Vilma Villarouco, Universidade Federal de Pernambuco

Professora Titular  da UFPE, Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ergonomia, Docente Permanente do Programa de Pós-graduação em Design e do Departamento de Expressão Gráfica - Centro de Artes e Comunicação da UFPE e Líder do Grupo de Pesquisa ErgoAmbiente.

Alex Sandro Gomes, Universidade Federal de Pernambuco

Professor associado da UFPE, lotado no Centro de Informática, Líder do CCTE - Grupo de Pesquisa em Ciências Cogntivas e Tecnologia Educacional, Docente do Curso de Pós-Graduação em Ciência da Computação.

Downloads

Publicado

10.12.2019

Como Citar

SARMENTO, T. S.; VILLAROUCO, V.; GOMES, A. S. Arranjos espaciais e especificações técnicas para ambientes de aprendizagem adequados a práticas educacionais com blended learning. Ambiente Construído, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 365–390, 2019. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/88517. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)