Apartamentos paulistanos: um olhar sobre a produção privada recente

Autores

  • Fábio Queiroz
  • Marcelo Tramontano

Palavras-chave:

Arquitetura. Projeto de habitação. Apartamentos. Produção imobiliária. Cidade de São Paulo.

Resumo

Este artigo focaliza a produção de apartamentos pela iniciativa privada na cidade de São Paulo, entre os anos de 2000 e 2008, procurando entender aspectos do mercado imobiliário que interfiram ou determinem o desenho e as características das unidades. É realizada uma leitura sobre estratégias para o planejamento e a comercialização de novos produtos, partindo de estudos de diversos autores, de dados de relatórios da EMBRAESP - Empresa Brasileira de Estudos de Patrimônio, da análise de material publicitário de lançamentos e de uma base de dados sobre exemplares paulistanos de apartamentos, além de trabalhos acadêmicos, em especial as pesquisas sobre o tema desenvolvidas no Nomads.usp - Núcleo de Estudos de Habitares Interativos. Conclui-se que , são priorizadas no mercado estratégias que visam a garantir e agilizar a comercialização das unidades e o retorno financeiro de investidores, em detrimento da observação de características relacionadas à qualidade espacial e arquitetônica e que se relacionem ao uso das unidades por seus futuros moradores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Queiroz

Arquiteto e Urbanista graduado pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), Especialista em Planejamento Municipal (UFV) e Mestre em Teoria da Arquitetura e do Urbanismo (EESC-USP). Aluno do curso de doutorado do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da EESC-SP e pesquisador do Nomads.usp - Núcleo de Estudos de Habitarares Interativos da Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

16.05.2009

Como Citar

QUEIROZ, F.; TRAMONTANO, M. Apartamentos paulistanos: um olhar sobre a produção privada recente. Ambiente Construído, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 139–150, 2009. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/7413. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos