Avaliação da resistência ao fogo de paredes maciças de concreto armado

Autores

  • Fabrício Longhi Bolina Unisinos
  • Gustavo Luis Prager Unisinos
  • Eduardo Rodrigues Unisinos / Corpo de Bombeiros RS
  • Bernardo Fonseca Tutikian Unisinos

Palavras-chave:

Resistência ao fogo, Desempenho, Sistemas de Vedação

Resumo

O desempenho das construções está em evidência no Brasil, principalmente após a aprovação da Norma de Desempenho, a ABNT NBR 15575: 2013. Esta norma remete a necessidade dos sistemas construtivos de atender, dentre outros, a níveis mínimos de segurança contra incêndio. O intento deste artigo é estudar o potencial de aplicação na construção civil de sistemas de vedação vertical de concreto armado em termos de resistência ao fogo. Através de protótipos ensaiados em escala real (3,15 x 3,00 m) em um forno vertical normatizado, foram analisadas duas espessuras de paredes de concreto armado maciço, de 10 e 14 cm, com um mesmo traço, observando o comportamento em termos de isolamento térmico, estanqueidade e estabilidade. Evidenciou-se que as amostras atenderam as condições aplicáveis para até 120 minutos de ensaio, com a de 14 cm mostrando melhores índices de isolamento térmico e estanqueidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabrício Longhi Bolina, Unisinos

Pesquisador do itt Performance  - Instituto Tecnológico de Desempenho para Construção Civil -mestrando no Mestrado de arquitetura e urbanismo.

Gustavo Luis Prager, Unisinos

Pesquisador do itt Performance  - Instituto Tecnológico de Desempenho para Construção Civil -

Eduardo Rodrigues, Unisinos / Corpo de Bombeiros RS

Pesquisador do itt Performance  - Instituto Tecnológico de Desempenho para Construção Civil - e professor do curso de engenharia civil da Unisinos.

Bernardo Fonseca Tutikian, Unisinos

Coordenador do itt Performance  professor do Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil da Unisinos.

Downloads

Publicado

26.08.2015

Como Citar

BOLINA, F. L.; PRAGER, G. L.; RODRIGUES, E.; TUTIKIAN, B. F. Avaliação da resistência ao fogo de paredes maciças de concreto armado. Ambiente Construído, [S. l.], v. 15, n. 4, p. 291–305, 2015. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/51660. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.