Avaliação do conforto térmico e renovação de ar em ambientes com chaminés solares

Autores

  • Matheus Menezes Oliveira Universidade Federal de Viçosa
  • Joyce Correna Carlo Universidade Federal de Viçosa

Palavras-chave:

Chaminé solar, Ventilação Natural, EnergyPlus, Conforto Térmico, Renovação de ar

Resumo

O uso de estratégias relacionadas à ventilação natural para garantir conforto térmico e renovação de ar é necessário em grande parte do território brasileiro. Nesse contexto, as chaminés solares promovem benefícios como o aumento das trocas de ar e do conforto dos usuários. Este artigo tem como objetivo investigar a capacidade de um modelo de chaminé solar proporcionar conforto e renovação de ar em salas de aula e escritórios. Foram realizadas duas etapas de simulações termoenergéticas no EnergyPlus: a primeira avaliou parâmetros como altura, número de dispositivos instalados por ambiente e orientação solar para proporcionar mais horas em conforto e renovação de ar para quatro cidades brasileiras; a segunda ampliou o escopo dos dispositivos/ambientes simulados para oito cidades brasileiras, com uso dos melhores parâmetros identificados. A variação dos climas na segunda avaliação apresentou um impacto de até 80% nas horas em conforto. A influência do dispositivo proporcionou um aumento médio de 28% no conforto nas salas de aula e 21% nos escritórios. Foram observadas taxas de renovação de ar média entre 2,4 e 13,5 trocas/hora. Os melhores resultados foram observados nas cidades da ZB1, ZB2, ZB3, ZB4 e ZB5, o que torna essas zonas bioclimáticas potencialmente favoráveis para a utilização dessa chaminé solar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Matheus Menezes Oliveira, Universidade Federal de Viçosa

Possui graduação (2016) e mestrado (2017) em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente é doutorando do Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Arquitetura Bioclimática, Comportamento Ambiental do Espaço Construído, Simulação Termoenergética e Conforto Térmico.

 

Joyce Correna Carlo, Universidade Federal de Viçosa

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997) , especialização em Análise Urbana pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999) e mestrado (2002) e doutorado (2008) em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina. Tem pós-doutorado pela Universidade Federal de Santa Catarina e é professora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Viçosa desde agosto de 2009. Tem experiência na área de Arquitetura Bioclimática, Eficiência Energética e Simulações Termo-energéticas e de Iluminação, tendo realizado consultorias e projetos arquitetônicos. Ministra disciplinas nas referidas áreas, tanto para graduação quanto para mestrado. Participou da elaboração dos regulamentos de etiquetagem de edifícios do Inmetro. É atualmente especialista em eficiência energética de edificações para acreditação de organismos de inspeção pelo Inmetro e participante da Rede de Eficiência Energética de Edificações e da Secretaria Técnica do PBE Edifica.

Downloads

Publicado

14.12.2020

Como Citar

OLIVEIRA, M. M.; CARLO, J. C. Avaliação do conforto térmico e renovação de ar em ambientes com chaminés solares. Ambiente Construído, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 293–314, 2020. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/95862. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)