Causas da variabilidade do tempo de execução dos processos em diferentes sistemas construtivos

Autores

  • Herbert Melo Cruz Universidade Federal de Sergipe
  • Débora de Gois Santos Universidade Federal de Sergipe
  • Ludmilson Abritta Mendes Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Causas da variabilidade, Processos, Sistemas construtivos

Resumo

Um dos grandes desafios para o gerenciamento da construção é a execução das atividades de acordo com as durações programadas, sendo comum a ocorrência de variabilidade. O objetivo desta pesquisa foi analisar as causas da variabilidade do tempo de execução dos processos em diferentes sistemas construtivos, classificando-as em níveis de risco. A metodologia consistiu em um estudo de casos múltiplos em diferentes sistemas construtivos, sendo aplicado com diversos trabalhadores de obras um questionário com 31 causas de variabilidade divididas em oito categorias. Visou-se levantar as variáveis frequência e intensidade de atraso. Foram observadas obras de concreto armado (convencional), alvenaria estrutural e paredes de concreto moldadas no local. Para a análise dos dados foi criado um fator de atraso e aplicada uma metodologia de classificação das causas em níveis de risco através da análise de clusters. Como resultados foram apontadas as principais causas de variabilidade para cada um dos sistemas, sendo algumas semelhantes: retrabalho, baixa qualidade do trabalho e socialização. Análises estatísticas apontaram diferenças entre os sistemas: aqueles mais industrializados tiveram maior quantidade de causas classificadas em níveis de alto risco, porém o impacto da variabilidade no processo foi menor. Há deficiências por parte dos gestores para lidar com os impactos da variabilidade nos processos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Herbert Melo Cruz, Universidade Federal de Sergipe

Engenheiro Civil, Mestre em Engenharia Civil (UFS), Professor do Departamento de Engenharia Civil, Centro Universitário Ages, Paripiranga - BA

Débora de Gois Santos, Universidade Federal de Sergipe

Engenheira Civil, Doutora em Engenharia de Produção (UFSC), Professora Associada do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PROEC), Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão - SE

Ludmilson Abritta Mendes, Universidade Federal de Sergipe

Engenheiro Civil (USP), mestre em Engenharia Civil (USP) e doutor em Engenharia Civil (USP). Professor Adjunto do Departamento de Engenharia Civil UFS do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da UFS.

Downloads

Publicado

20.12.2017

Como Citar

CRUZ, H. M.; SANTOS, D. de G.; MENDES, L. A. Causas da variabilidade do tempo de execução dos processos em diferentes sistemas construtivos. Ambiente Construído, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 49–65, 2017. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/73246. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Gestão e Economia da Construção e Tecnologia de Informação e Comunicação

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.