Primeira estação de medição de iluminação natural em território brasileiro: análise dos dados dos dois primeiros anos de funcionamento

Autores

  • Roberta Vieira Gonçalves de Souza Universidade Federal de Minas Gerai
  • Fernando Oscar Ruttkay Pereira Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

medição de iluminação natural, iluminâncias externas, freqüência de ocorrência de tipos de céu, IDMP

Resumo

Desde dezembro de 2001 encontra-se em operação a primeira estação de medição de iluminação natural brasileira, localizada em Florianópolis, SC. São apresentados aqui os resultados dos dois primeiros anos de operação dessa estação. A EMIN Floripa é uma estação de Classe Geral, estabelecida de acordo com as normas do Programa Internacional de Medição de Iluminação Natural (IDMP, International Daylighting Measurement Programme. São descritos os equipamentos de medição, o tratamento de dados adotado e a forma de apresentação de dados diários, mensais e anuais, com níveis de iluminância difusa e global e freqüência de ocorrência de tipos de céu. Esta compilação de dados é usada na geração de modelos matemáticos para a caracterização da disponibilidade de luz natural no Brasil. Espera-se que a apresentação deste trabalho encoraje e ajude outras instituições e grupos de pesquisa que trabalham com iluminação natural a estabelecer novas estações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

17.04.2008

Como Citar

SOUZA, R. V. G. de; PEREIRA, F. O. R. Primeira estação de medição de iluminação natural em território brasileiro: análise dos dados dos dois primeiros anos de funcionamento. Ambiente Construído, [S. l.], v. 4, n. 3, p. 79–94, 2008. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/3565. Acesso em: 28 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < > >>